Thor, o deus do trovão na Mitologia Nórdica

Na mitologia, Thor representa força, tempestade, cura, fertilidade e natureza, e sua função é proteger Midgard, o reino dos humanos

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico

Thor é o deus que representa o trovão na mitologia nórdica. No entanto, está além disso e representa muitos outros elementos naturais, como tempestades, raios, proteção da humanidade, fertilidade e abundância, além de vegetação ou árvores. Aliás, por isso ele era muito adorado pelos camponeses.

O nome Thor significa “trovão”, e seu martelo mágico, Mjölnir, pode significar “relâmpago”. Ele era filho de Odin, o deus principal, e Fjörgyn, a deusa da terra. Com Thor sendo o mais forte dos deuses, seu poder o torna bastante capaz como guerreiro. Contudo, sua falta de sabedoria de seu pai e seu mau humor o levam a ser frequentemente enganado.

Vamos saber mais sobre esse famoso deus da mitologia nórdica, a seguir.

História de Thor

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Neve 2012

Desde pequeno, Thor já era bastante forte e não era de fácil controle. Assim, ele foi enviado algumas vezes para longe de casa, sendo cuidado por Vingnir e Hlora. Por fim, eles conseguiram controlar Thor rapidamente, o criando de forma sábia.

Ele andava pelos céus por uma biga puxada por dois bodes, Tanngrisnir e Tanngnjóstr, soltavam faíscas pelos dentes e cascos. Caso necessário, Thor podia cozinhar esses bodes para se alimentar, os regenerando em seguida com o poder de seu martelo. Para isso, bastava cobrir os ossos dos animais com o couro deles.

Outro fato sobre este deus nórdico é que estava sempre disputando em batalhas contra gigantes. Aliás, por suas histórias de bravura, os vikings se inspiravam nele, usando pingentes na forma de martelo como amuletos.

Família

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Dez mil nomes

Thor, como já mencionamos, era filho de Odin, o deus mais importante da mitologia nórdica. Em algumas tradições, de fato, ele aparece como irmão de Meilli, Balder e Váli. Contudo, não se sabe muito sobre eles.

Meilli é o menos conhecido, aliás. Já, Balder, é uma divindade menor; e Váli tampouco pode ser comprovado como figura literária ou se realmente era adorado pelos nórdicos.

Sobre sua vida pessoa, Thor era casado com Sif, deusa dos cabelos dourados. Da união dos dois, teriam nascido Thrud e Lorrine. A primeira, sobretudo, se tratava de uma deusa belíssima, a regente do tempo. Se irritada, fazia nuvens negras e chuvas. Se feliz, o céu permanecia limpo. Possivelmente, ela também era uma Valquíria.  Por outro lado, não se sabe sobre Lorrine.

Ele também teria dois filhos com a giganta Jarnsaxa. Em suma, Magni e Modi.

Festas e símbolos em homenagem

Jornal mitológico

Anteriormente, ele tinha uma festa celebrada em seu nome no dia 19 de janeiro, e se chamava Thorrablot. As famílias eram reunidas para saborear pratos especias. No século XIX, ela voltou a ser celebrada na Islândia.

Aliás, antigamente, o povo nórdico dedicava um dia da semana a cada deus. Assim, o dia de Thor era na quinta-feira.

Morte de Thor

Thor - Origem, história e morte do deus nórdico
Fantasticursos

Sua morte, segundo a mitologia, acontece durante o Ragnarok. Esta batalha reuniria deuses, anões, gigantes e monstros e resultaria no fim dos tempos.

Thor, portanto, seria morto pela serpente gigante. Como conta a história, o deus conseguiria matar a serpente que vive nos oceanos, entretanto, também perderia sua vida no processo.

Thor na Marvel

Legião dos Heróis

A partir do século XX, Thor passou a ser um novo fenômeno. Isso porque o personagem passou a fazer parte do grupo de super-heróis dos quadrinhos, pela Marvel. Dessa maneira, elementos da mitologia foram importados para sua história, mas novidades também foram acrescentadas.

O Thor dos quadrinhos é um personagem bom e altruísta, o que não fazia parte das mitologias. Nos textos tradicionais, os deuses costumavam imitar virtudes e defeitos de humanos, não tendo características tão especiais.

Logo após a consolidação nos quadrinhos, o personagem ganhou ainda mais força ao integrar o elenco de super-heróis da Marvel no cinema. Desde o início das produções, Thor já ganhou quatro filmes próprios, além de participar dos principais encontros dos Vingadores.

E então? Gostou da matéria? Confira também: Os 11 maiores deuses da mitologia nórdica e suas origens

Veja histórias de outros deuses que podem interessar:

Conheça Freya, a deusa mais bela da mitologia nórdica
Hel – Quem é a deusa do reino dos mortos da mitologia nórdica
Forseti, o deus da justiça da mitologia nórdica
Frigga, a deusa-mãe da Mitologia Nórdica
Vidar, um dos deuses mais fortes da mitologia nórdica
Njord, um dos deuses mais reverenciados da mitologia nórdica
Loki, o deus da trapaça na Mitologia Nórdica
Tyr, o deus da guerra e o mais corajoso da mitologia nórdica

Fontes: Infoescola, Toda matéria, Mitologia nórdica

Outras postagens