Curiosidades

Tocha Humana – Origem, traje, poderes e curiosidades

O personagem da Marvel, criado por Stan Lee, o Tocha Humana representa o fogo, um dos quatro elementos que compõe o Quarteto Fantástico.

Por Danyla Martins

A Marvel tem no seu portfólio dezenas de super-heróis, com diferentes características e poderes. Certamente, os principais foram criados por Stan Lee e Jack Kirby, como o Tocha Humana, membro do Quarteto Fantástico.

Johnny Storm é o atual alter-ego do super-herói, porém, o original é Jonathan Lowell Spencer Storm. Ele surgiu com trejeitos mais jovem e, muitas vezes, interpretado como imprudente.

No Quarteto Fantástico, ele se opõe aos demais, que são mais centrados em estudos, pesquisas e treino. Reed Richards (Sr. Fantástico), Sue Storm (Mulher Invisível) e Ben Grimm (Coisa) são completamente opostos ao Tocha Humana. Johnny Storm, eventualmente, é visto jogando videogame ou, simplesmente, voando por aí sem motivo nenhum.  

Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Image: Pinterest

Infância  

Johnny Storm e sua irmã, Sue Storm, moravam em Long Island até que a mãe deles, Mary Storm, sofreu um acidente de carro e morreu. Mesmo sendo médio, seu pai, Franklin Storm, não conseguiu salvá-la. Com isso, Franklin passou a beber e se envolveu com jogos de azar, e, depois, foi preso por assassinato. 

Após isso, Johnny e Sue foram morar com a tia Marygay, em Glenville, Ohio. Apesar do acidente com a mãe, o garoto tinha interesse por veículos e se tornou mecânico.

Enquanto ainda era adolescente, Johnny Storm ajudou dois amigos em um prédio em chamas. Devido ao espírito aventureiro, quase foi eleito como hospedeiro do Zarathos,  também personagem da Marvel Comics.   

Ao finalizar o ensino médio, ele ingressou na Universidade Metro, sendo amigo do colega de quarto, Wyatt Wingfoot. Com isso, Wyatt até esteve junto ao Quarteto Fantástico durante uma viagem a Wakanda, onde encontraram o Pantera Negra para derrotar Klaw 

Tocha Humana solo

Com efeito, o Tocha Humana é o membro mais novo do Quarteto Fantástico e, por muitas vezes, seu comportamento era considerado infantil. Entre as suas brincadeiras, eventualmente, o Coisa era em quem ele pregava mais peças.

No entanto, os dois nutriram divergências a partir do momento em que o Tocha Humana iniciou histórias solo. Assim, em 1962, a revista Strange Tales trouxe o personagem enfrentando seus próprios vilões.  Stan Lee, basicamente, o mostrava como uma celebridade ao lado de garotas e carrões.  

Por gerar conflito de um jovem herói como o Homem-Aranha, a fase do Tocha Humana solo foi curta, retornando ao Quarteto Fantástico. Logo, ele ingressou num romance com Cristalys, sem êxito, aliás, o que enalteceu a sua rebeldia. 

Entretanto, seu comportamento mudou na década de 80, ao se apaixonar por Alicia Masters, ex-namorada do Coisa. Posteriormente, eles se casaram, o que estremeceu a relação de amizade com colega de Quarteto. Por fim, ele acabou descobrindo que ela não era a verdadeira Alicia, e sim uma farsante Skrull, com o nome de Lyja. 

Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Imagem: Excelsior Comic Shop

Poderes

Independente das características mais juvenis, o Tocha Humana possui poderes e também ajuda o grupo a enfrentar inimigos. O Tocha Humana aparece nas histórias em quadrinhos ou nos filmes sempre treinando os poderes, pois diz-se que ele tem receio de machucar alguém acidentalmente.  

Em síntese, Johnny Storm envolve o corpo em fogo usando a frase “Em chamas” ou “Flame On“. Além disso, ele é capaz de lançar bolas de fogo. O nível mais alto de poder do Tocha Humana é a Supernova, liberada em todos as direções e com temperatura superior à do sol.  

Antes de tudo, o Tocha Humana adquiriu o poder após exposição aos raios cósmicos, durante um voo espacial. A partir disso,  Johnny Storm aderiu ao pseudônimo de Tocha Humana. 

Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Imagem: Amino

Tocha Humana e Homem Aranha  

Apesar do embate com as histórias solo, o Tocha Humana e o Homem Aranha eram amigos e se conheciam desde o início de suas carreiras. O Homem-Aranha esteve na primeira revista do Quarteto Fantástico, porém, foi rejeitado por querer um alto salário.

No entanto, a partir de uma briga iniciada pelo herói aracnídeo, Johnny Storm e o Homem-Aranha iniciaram a amizade. Entretanto, a amizade acabou após alguns anos. Em contrapartida, em 1972, ambos surgiram como número um da revista americana Marvel Team-Up.

Embora, inicialmente, contasse a história dos dois super-heróis, a revista passou a descrever apenas as aventuras do Homem Aranha. Como resultado disso, o Tocha Humana trocou a cor do uniforme, deixando o azul e usando o vermelho. 

Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Imagem: Legião dos Heróis

Trajes 

Sobre o Tocha Humana, ainda se destaca o traje. Assim como os demais vestuários, ele é feito de moléculas instáveis. Ou seja, há harmonia com os poderes, pois permite que fique em chamas ao se transformar.  

Basicamente, o traje possui um sistema de processamento de dados e de telemetria no tecido, em um nível molecular. Isto é, tornando-o um computador.

Desta forma, seu uniforme forma uma rede com os demais integrantes do Quarteto Fantástico. Assim, é possível projetar a condição física de todos em tempo real, assim como a localização e a situação.  

Ademais, o vestuário possui dados e controles touch-pad nas luvas. Com isso, o sensor é capaz de rastrear os uniformes da equipe e projetar uma imagem. Além disso, o traje do Tocha Humana possui um complexo sistema de escaneamento que pode detectar itens em volta, ou seja, identifica pessoas, a dimensão ou planetas.

Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Imagem: Aficionados

8 curiosidades sobre o Tocha Humana 

  • Apesar do reconhecimento, Johnny Storm não é o primeiro Tocha Humana. O personagem pertence a Jim Hammond, ou seja, o Tocha Humana da Era de Ouro. Além disso, teve um ajudante – Centelha. Porém, Jim Hammond não fez parte do Quarteto Fantástico, pois era um android  desenvolvido em um programa militar durante a Segunda Guerra Mundial.
  • Devido à experiência com mecânica, Johnny Storm foi responsável pela primeira atualização do Fantasticarro.
  • O Quarteto Fantástico foi criado com base nos quatro elementos da natureza. Sendo assim: Senhor Fantástico – a água; a Mulher Invisível – o ar; e o Coisa, a terra. Portanto, o Tocha Humana representa o fogo. 
  • O Tocha Humana de Jim Hammond já utilizava essa frase a frase “Flame On”, antes da crianção de Johnny Storm. 
Tocha Humana - Origem, traje, poderes e curiosidades
Imagem: Twitter

Mais curiosidades

  • O Quarteto Fantástico teve uma popular série animada no ano de 1978, baseada no ódio entre os fãs por não possuir o Tocha Humana e sim o robô HERBIE. A situação é explicada porque os direitos do personagem tinham exclusividade para a criação de uma nova série própria, porém, isso não ocorreu.  
  • Durante o arco “3”, o Tocha Humana se sacrificou para conter a onda de Aniquilação liberada sobre o Edifício Baxter. Sendo assim, ele morreu nas mãos do próprio Aniquilador. Em contrapartida, foi ressuscitado três vezes, mas morria sempre que acordava por enfrentar seus curadores. Na última vez, ele ressuscitou e derrotou o Aniquilador. 
  • Chris Evans, o Tocha Humana dos dois filmes de Tim Story, ao ser recrutado para o papel de Capitão América, recusou três vezes. Isso porque tinha medo das comparações com seu papel anterior, como Tocha Humana. 
  • O Tocha Humana conseguiu adquirir a Haste de Controle Cósmico ao derrotar o Aniquilador. A Haste era um objeto que manipula energia e matéria e ajudava o Aniquilador a não envelhecer. 

Gosta do universo da Marvel? Que tal ler sobre Stan Lee, quem é? História e carreira do criador da Marvel Comics

Fontes: Fandom Rolling Stone Fandom Marvel Legião dos Heróis

Imagens: Amino Aficionados Twitter Excelcior Comic Shop Amino

Próxima página »

Escolhidas para você