Tomar banho, certamente, funciona para nos manter limpos e cheirosos, além de ser uma delícia. Mas, será que esses são os únicos motivos?
Sobretudo, tomar banho é acima de tudo uma questão cultural. Para ser aceito socialmente, portanto, é necessário banhar.
Indiretamente, o ato significa cuidado com o próprio corpo e limpeza. Porém, é claro que tomar banho também é uma questão de saúde.
Tomar banho, assim, funciona para não ficarmos doentes. Isso porque, sobre a pele, existe uma camada de queratina, um tipo de proteína que não permite que a água passe para dentro do organismo.
Nos poros da pele, por exemplo, temos o suor e as glândulas sebáceas. Além disso, todos os dias acumulam-se células mortas. Consequentemente, o banho é importante para remover as impurezas e as células mortas da pele.
Com o banho é possível equilibrar a presença das bactérias comensais na pele, tipo de bactéria que convive com o ser humano sem causar doenças. Banho evita doenças e retira resíduos naturais da pele, como suor, sebo e células mortas. Além disso, vamos tirar algumas dúvidas suas sobre o tema.
Confira 5 dúvidas frequentes sobre tomar banho
1 – Torna a pele mais macia
Nossa pele atrai a umidade presente no ar e utiliza os óleos e água liberados pelo nosso corpo. Consequentemente, quando tomamos banho quente, os óleos são dissolvidos. Diminuindo a frequência de banhos, a pele produzirá a quantidade ideal de óleo, criando um equilíbrio natural. A pele vai ficar mais atraente e macia.
2 – Proteção ao pele
As células de pele morta e os lipídeos funcionam como uma proteção contra bactérias e alguns químicos que possam penetrar na pele. No banho, as células mortas são removidas, e perdemos essa proteção. Algumas bactérias benéficas também são removidas com a água quente e o sabão, o que prejudica na proteção, já que elas auxiliam na formação de anticorpos nas células.
3 – Diminui as irritações de pele
Primeiramente, sabões e xampus podem contribuir para uma irritação na pele, principalmente em pessoas que possuem alguma condição alérgica. A água quente costuma piorar esses problemas. O ideal é diminuir a frequência de banhos.
4 – Paquera
Nosso aroma natural é fundamental para a atração sexual. Isso significa que diminuindo a frequência de banhos, é possível obter melhores resultados em atrair um parceiro. Isso não quer dizer que você não precisa ficar fedido, e sim, que seu cheiro próprio precisa ser sentido.
5 – Economia
Os chuveiros são responsáveis por boa parte do consumo de luz e de água na sua casa. Com menos banho, esse consumo também irá diminuir. Da mesma forma que estará auxiliando o meio ambiente, também vai ajudar o seu bolso.
Bônus: Frequência dos banhos
Primeiramente, a frequência do banho depende de diversos fatores. Especialistas acreditam que a maioria das pessoas podem tomar banho três vezes ao dia. Consequentemente, nesse caso é necessário limpar certas áreas separadamente todos os dias, como axila e genitais. Além disso lavar as mãos diariamente também é necessário.
Apesar disso, existem diversas exceções. Isso porque pessoas que trabalham em lugares com bastante fluxo de pessoas, que frequentam uma academia diariamente ou que trabalham na área da saúde precisam banhar todos os dias. Além disso, no verão, é comum tomar banho devido ao aumento da temperatura e ao suor excessivo que ela traz.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Tomar banho quando está chovendo é realmente perigoso?
Fonte: Eclyde Site de Curiosidades
Imagens: TriCurioso Notícias ao Minuto Veja Bioart Claudya Toledo YouTube Lopes