Ciência & Tecnologia

Tomar café logo após o almoço pode fazer MUITO mal a saúde

Ao que tudo indica, após as refeições, tomar café atrapalha na absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, ferro, cobre, zinco e vitaminas.

Por Pedro Redação

-

Você tem o hábito de tomar café? Se você for um adulto brasileiro, certamente, a resposta é “sim”. Aliás, já faz bastante tempo que são conhecidos os diversos benefícios proporcionados pelo consumo moderado da bebida.

Contudo, a polêmica está em quando se toma a bebida. Ao que tudo indica, logo após as refeições, tomar café pode atrapalhar na absorção de alguns nutrientes, como o cálcio, ferro, cobre, zinco e vitaminas.

Café pode melhorar a memória se for consumido na hora certa

Ou seja, mesmo que sua refeição esteja equilibrada, o cafezinho que vem logo em seguida pode colocar por água abaixo sua dieta saudável.

A cafeina estimula a eliminação dos nutrientes, principalmente o cálcio, na urina, mas só quando consumida em grandes quantidades. Os taninos presente na bebida também comprometem com a absorção de alguns nutrientes.

Então não posso beber café depois das refeições?

Não se desespere, conforme a indicação de nutricionistas, se o café for consumido duas horas antes ou duas horas depois das refeições não teremos problemas com a absorção, ou eliminação, dos nutrientes. Dessa forma você aproveita todos os benefícios da bebida sem prejudicar outro lado da sua dieta.

Quantos copos de café é seguro tomar em um só dia?

Fonte: UOL/Unimed

Imagens: Reprodução

Próxima página »

Escolhidas para você