História

Ulisses, quem foi? Origem e história de vida do herói grego

Ulisses foi um dos principais heróis da literatura grega, tendo participado da Guerra de Troia e protagonizando a Odisseia.

Atualizado em 16/08/2020

Ulisses (também chamado de Odisseu) foi um herói grego que ficou eternizado na Odisseia de Homero. O herói ficou popular por sua inteligência para viver as aventuras que cruzaram seu caminho.

Nascido logo após sua mãe se deparar com uma chuva repentina, que inspirou seu nome. Isso porque, em grego, o herói era mais conhecido pelo nome Odisseu, que significa “Zeus choveu pelo caminho”.

Desde cedo já vivia aventuras de destaque, mas seu nome ficou realmente conhecido após sua participação na Guerra de Troia.

Guerra de Troia

Ulisses - quem foi e história de vida do herói grego
Greek Boston

Logo após o rapto de Helena, a mulher mais bonita do mundo e esposa do rei de Esparta, uma expedição para resgatá-la em Troia foi organizada. A princípio, Ulisses fingiu estar louco para não precisar ir a guerra, mas foi descoberto e se uniu ao grupo assim que Aquiles confirmou que também se uniria à batalha.

O cerco de Troia não é algo simples e chega a durar dez anos. Durante esse tempo, Ulisses desempenha uma função fundamental ao sugerir a criação do Cavalo de Troia.

Os gregos decidem construir um cavalo de madeira e deixar às portas de Troia, como presente, ao mesmo tempo em que fingem abandonar o cerco. O cavalo, entretanto, escondia um exército – liderado pelo próprio Ulisses – no seu interior.

Logo após abrir os portões da cidade e pegar o cavalo, então, os troianos são atacados pelos gregos e massacrados.

Retorno de Ulisses

Ulisses - quem foi e história de vida do herói grego
My Mischievous Journey Home

Assim que a guerra chegou ao fim, os soldados gregos puderam voltar para casa. Entretanto, o retorno não foi tão simples assim. Ulisses, por exemplo, levou dez anos para conseguir voltar para a Ítaca.

Um dos impasses da viagem foi a chegada ao país dos Ciclopes. Ulisses e seu grupo levavam vinho para mostrar hospitalidade, mas acabaram sendo feitos prisioneiros pelo Ciclope Polifemo.

O monstro de um olho só planejava comer todos os marinheiros, mas ganhou o vinho de presente e como forma de gratidão disse que mataria Ulisses por último e ainda perguntou seu nome. O herói, então, respondeu que se chamava Ninguém.

Embriagado, Polifemo acaba pegando no sono, momento em que o grupo aproveita para cegar o Ciclope e escapar. Quando outras criaturas vêm para ajudar o monstro, no entanto, ouvem que Ninguém foi responsável pelo ataque, então não conseguem ajudar.

Circe

Ulisses - quem foi e história de vida do herói grego
Mutual Art

De acordo com a lenda, enquanto navegava com seu exército ele acabou chegando na ilha de Eolo, o rei dos ventos. O monarca presentou o grupo com um odre (um recipiente antigo feito com pele animal) para que ele pudesse retornar para casa. Quando os marinheiros abrem o odre, entretanto, achando se tratar de um presente, dão início a uma grande tempestade.

O grupo acaba indo parar em uma ilha de canibais gigantes, onde vários membros da tripulação morrem. Depois que escapam, vão parar na ilha Eea, onde vivia a feiticeira Circe. A mulher transforma parte dos marinhos em porcos, mas Ulisses conta com a ajuda de Hermes para resgatá-los.

Dessa maneira, ele acaba conquista o respeito de Circe e conta com a ajuda dela para voltar para casa. Graças às dicas dela, por exemplo, Ulisses e seus homens resistem, por exemplo, às sereias que encontrarão no caminho.

Sereias

Ulisses - quem foi e história de vida do herói grego
Mutual Art

O encontro com as sereias acontece por curiosidade de Ulisses. O herói queria ouvir o canto das criaturas, mas sem correr riscos ou colocar sua tripulação em perigo. Sendo assim, ordena que todos os marinheiros tapem seus ouvidos com cera e amarrem-no ao mastro.

Além disso, o herói diz que não pode ser liberado em circunstância nenhuma. Dessa maneira, ele consegue ouvir o canto mortal, já que preso não consegue ser atraído pelas criaturas.

Ao fim de sua jornada de vinte anos, Ulisses chega a Ítaca. Depois de tanto tempo, é reconhecido pelo seu cão, Argos, e por sua ama, que reconhece uma cicatriz em seu pé enquanto o lava.

Sua esposa também o aguardou, mesmo com vários pretendentes tenham mostrado interesse em casar com ela. Assim que o herói restabelece a ordem no trono, pôde finalmente viver em paz. Entretanto, há relatos de que ele pode ter voltado a se aventurar até o fim de sua vida.

Fontes: Olimpvs, Mitologia Online, Infopedia, A Mente é Maravilhosa

Imagens: Mutual Art, Mutual Art, My Mischievous Journey Home, Greek Boston, Encyclopedia Britannica