Vespa – Características, reprodução e como se diferencia das abelhas

São mais de 20 mil espécies de vespa espalhadas por todo o mundo. O único lugar onde elas não são encontradas é na Antártica.

A vespa é comumente confundida com a abelha. Apesar de semelhantes, os dois insetos não são iguais. Na realidade, só de vespas, existem mais de 20 mil espécies ao redor do mundo.

Elas podem ser encontradas em todos os cantos do mundo, com exceção da Antártica. Entretanto, o seu local preferido, onde podem ser encontradas em grande quantidade, são as áreas tropicais.

Além disso, os seus hábitos são diurnos. Isso significa que, dificilmente, você verá uma vespa passeando durante a noite.

Vespa - Características, reprodução e como se diferencia das abelhas
Metrópoles

Esses pequenos insetos aparecem de variados tamanhos e cores. Algumas vespas podem chegar a 6 cm de comprimento, enquanto outras se encaixam entre os menores insetos existentes.

Características físicas

Primeiramente, as vespas podem aparecer com as cores amarelas e pretas (as mais comuns), ou com marcas vermelhas, verdes ou azuis.

Apenas as fêmeas possuem ferrão. Entretanto, todos possuem seis patas, dois pares de asas e duas antenas, que são capazes de perceber odores.

Vespa - Características, reprodução e como se diferencia das abelhas
G1

Apesar das pessoas terem medo do ferrão da vespa, esse animal não ataca sem motivo. Ou seja, ela só pica quando é atacada ou quando vê seu ninho sendo ameaçado.

Além disso, esse inseto faz o mesmo trabalho das abelhas: poliniza as flores em que pousam.

Em suma, algumas espécies comem vegetais. No entanto, a maioria delas se alimenta de outros insetos. Ou seja, são carnívoras.

Mas, não são vilãs. De forma geral, este hábito ajuda a diminuir as infestações desses animais que estão em seus “cardápios”. As larvas se alimentam, assim como os animais adultos, de restos de outros insetos ou tecidos de animais que estão em decomposição.

Como vive a vespa

De forma geral, existem dois grandes grupos de vespas: as sociais e as solitárias. O que as distinguem, como as categorias sugerem, são as formas como se organizam e como procriam. Logo mais, você vai conferir, com detalhes, suas diferenças.

Contudo, antes demais nada, é importante saber que é possível encontrar qualquer espécie de vespa em jardins, campos ou até construções. Ou seja, elas estão em qualquer lugar.

Vespas sociais

Vespa - Características, reprodução e como se diferencia das abelhas

Algumas espécies de vespa podem ser encontradas vivendo em colônias, ou seja, em grupos. São conhecidas como vespas sociais.

Primeiramente, é necessário apenas uma fêmea – a rainha -, para iniciar essa colônia. Ela mesma constrói um ninho, onde bota os seus ovos. Em seguida, a sua ninhada trabalha para conseguir alimentos e para aumentar o ninho e a colônia.

Nessa colônia, os insetos possuem manchas amarelas ou todo o corpo avermelhado. Nela, vivem fêmeas, machos e operárias, que são estéreis.

As colônias não são eternas, elas duram apenas um ano. Isso porque as rainhas, a cada primavera, formam um novo grupo. Enquanto isso, os machos e as operárias de sua antiga colônia morrem no final de cada outono.

Com relação aos ninhos, são formados de fibras mastigadas, que se assemelham a papéis. Uma curiosidade é que a vespa com mancha amarela constrói seu ninho em várias camadas de cubículos. Por outro lado, a vespa de cor avermelhada, constrói ninhos abertos.

Vespas solitárias

Vespa - Características, reprodução e como se diferencia das abelhas

Enquanto isso, as vespas que não vivem em colônias são chamadas de solitárias. Elas constroem seus ninhos no chão. Além disso, podem depositar seus ovos tanto em folhas, quantos em ninhos alheios.

Nesse grupo de insetos, não existem as vespas operárias.

A diferença entre vespa e abelha

Vespa - O que é, como se reproduz e como se diferencia?
Abelha – Solutudo

Apesar dos dois insetos possuíram um ferrão e fazerem parte da mesma ordem, Hymenoptera, eles são de diferentes famílias e possuem diversas espécies. Entretanto, apesar da semelhança, existem algumas dicas simples para diferenciá-las.

Primeiramente, repare nas asas quando os insetos estiverem parados. As asas da vespa ficam apontadas para cima, enquanto as da abelha ficam na horizontal.

Vespa - Características, reprodução e como se diferencia das abelhas

Além disso, as abelhas possuem quase metade do tamanho que as vespas. Elas possuem, em média, 2,5cm.

Outro fator que as diferencia é o seu corpo. A abelha costuma ser peludinha, com o corpo mais gordinho. Enquanto isso, a vespa é lisa (ou quase) e brilhante.

Os dois insetos também possuem um estilo de vida diferente. As abelhas são focadas na busca por pólen, enquanto as vespas passam a maior parte do seu tempo caçando seus alimentos.

E quanto as picadas, elas também possuem diferentes comportamentos. Isso porque a vespa pode picar uma pessoa sem sofrer nenhuma consequência. Por outro lado, a abelha morre quando pica alguém. Atenção: a picada da vespa pode matar uma pessoa caso ela seja alérgica.

E, não se esqueça da maior diferença entre as duas: as vespas não produzem mel.

A espécie de vespa mais comum no Brasil

Vespa - O que é, como se reproduz e como se diferencia?
Sagres

A espécie mais fácil de ser encontrada no Brasil é a paulistinha, Polybia paulista. Pelo seu nome, já dá para saber que ela é encontrada, principalmente, no sudeste do país. Elas são pretas e possuem, em média, 1,5cm de comprimento.

Esse inseto constrói ninhos fechados e, na maioria das vezes, em solos. Além disso, eles costumam se alimentar de insetos e animais mortos, enquanto suas larvas se alimentam de lagartas.

Agora, uma curiosidade: esta espécie possui uma singularidade que a fez se tornar reconhecida mundialmente. Em suma, cientistas acabaram descobrindo que, em seu veneno, existe uma substância chamada MP1. Essa substância tem um grande potencial de “atacar” às células do câncer.

Enfim, gostou de saber um pouco mais sobre as vespas? Que tal continuar lendo sobre o mundo animal? Em seguida veja a matéria: Lobos-marinhos – Características, onde vivem, espécies e extinção.

Imagens: Cnnbrasil, Solutudo, Ultimosegundo, Sagres

Fontes: Britannicaescola, Superinteressante, Infoescola, Dicadadiversao, Uniprag

Outras postagens