Vidro embaçado é um problema para o motorista: saiba como evitá-lo

O vidro embaçado é um problema que parece pequeno, mas pode colocar em risco a segurança de motoristas e pedestres. Entenda como evitá-lo.

Vidro embaçado é um problema para o motorista, saiba como evitá-lo

Quem já teve que dirigir com o vidro do carro embaçado, sabe que não é algo nada confortável. Na verdade, muito além disso, também não é nada seguro. O vidro embaçado é um problema que assola muitos motoristas em dias chuvosos ou quando a temperatura está mais fria.

Um para-brisa embaçado é um grande risco para quem está no volante e para quem está nas ruas. Ao passo que uma boa visibilidade é crucial para uma direção segura, a primeira reação de muitas pessoas é tentar amenizar a falta de visão. Então, é comum que o motorista tente passar a mão no vidro. Contudo, apesar de desembaçar, essa ação não é recomendada, pois deixa o vidro engordurado.

Sendo assim, o que fazer quando o vidro embaçado for um problema? Pois bem, existem alternativas bem mais eficientes para isso. Confira logo abaixo.

Como lidar com o vidro embaçado?

Primeiramente, para lidar com qualquer problema ou infortunio, antes é preciso compreender sua origem. Sendo assim, no caso do vidro embaçado, o fator responsável é a alteração de temperatura. Sempre que a temperatura dentro do veículo é mais alta que a temperatura do lado de fora, o vidro embaça.

Isso ocorre porque o ar de dentro do carro é carregado de vapor d’água proveniente do próprio ambiente em conjunto com nossa respiração. Em seguida, ao entrar em contato com o vidro frio, o vapor tende a mudar de estado, retornando à forma líquida e ocasionando o embaço. Valeu a pena prestar atenção na aula de física, né?

Enfim, após entender a origem desse problema, podemos buscar alternativas para solucioná-lo. E, por mais incrível que pareça, o vidro embaçado não é algo tão complicado de se resolver. Pelo menos não depois que você pega um pouco o jeito.

Passo a passo para desembaçar o vidro

Vidro embaçado é um problema para o motorista, saiba como evitá-lo

Pois bem, visto que o problema do vidro embaçado é resultado de um conflito de temperaturas, a forma mais descomplicada para desembaçá-lo é igualar as temperaturas externa e interna. E como fazemos isso? Acertou quem pensou em ligar o ar condicionado.

A dinâmica do ar condicionado é a seguinte: o aparelho retira o ar quente e úmido do veículo, joga no ambiente e devolve um ar mais frescal e sem umidade. Então, caso esteja com pressa para acabar com o vidro embaçado, é só direcionar o ar para o vidro e, dessa forma, o processo será acelerado.

Mas e se eu não tiver ar condicionado?

Essa é uma excelente pergunta. Mas, adiantamos que não é um problema. Se você não tem ar condicionado, basta ligar o ar quente em direção ao para-brisa. Dessa forma, o vapor irá evaporar e o vidro embaçado será desembaçado. E, calma, isso não significa que você precisa morrer de calor dentro do carro.

Você pode até ter pensado em intercalar os ar quente com jatos de ar frio, mas isso não resolveria o problema da temperatura do ambiente e, consequentemente, do vidro embaçado. Então, uma alternativa é encostar o carro em algum lugar, abrir as janelas e esperar o vidro desembaçar sozinho.

No fim das contas, é melhor enrolar um pouco do que correr algum risco, não é mesmo?

Além disso, existe outra opção para lidar com o vidro embaçado

Vidro embaçado é um problema para o motorista, saiba como evitá-lo

Outra opção que pode ser ainda mais satisfatória que as alternativas acima é encontrada em postos de combustível e lojas de autopeças, um pano específico para desembaçar vidros. Em suma, basta umedecê-lo, passar pelo vidro e pronto. Além disso, esse paninho ainda evita o embaçamento do vidro por horas. Incrível, né?

Por fim, para quem já prefere remediar o problema de vez, existe a opção de uma película antiembaçante. Dessa forma, não há com o que se preocupar e seu campo de visão ficará mais nítido do que nunca. Depois disso, é só pegar a estrada, mas nunca deixando a atenção e o cuidado de lado.

E então, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Por que um copo de água gelada transpira? Ciência explica o fenômeno.

Outras postagens