Curiosidades

Vitaminas para memória – Quais são, benefícios e onde encontra-lás

Ter um bom funcionamento do cérebro e da memória é fundamental para uma boa qualidade de vida, e por isso, algumas vitaminas são essenciais.

Por Henrique Dutra

O cérebro é um órgão muito importante para nós. Assim, ele é o responsável por cuidar da nossa memória. Portanto, caso não haja uma alimentação adequada com vitaminas para memória, ela tende a ficar comprometida.

Dessa maneira, uma dieta desbalanceada pode afetar gravemente a memória. Isso se deve ao fato de que o cérebro precisa das vitaminas para que suas células estejam em funcionamento. Além disso, são utilizadas para a atuação dos neurônios e neurotransmissores.

Com isso, é importante saber as funções das vitaminas no nosso organismo, e onde encontra-lás. Portanto, a lista a seguir cita as características de importantes vitaminas.

Vitaminas para memória

1. Betacaroteno

Vitaminas para memória -
Terra

Também conhecida como “pro-vitamina A”, sua principal função é preservar as células cerebrais e melhorar a memória. Além disso, o déficit dessa vitamina gera problemas de visão e atrapalha o crescimento em crianças. Assim, podemos encontrar em cenouras, abóboras, melão, mamão e manga.

2. Vitamina B6

Vitaminas para memória -
Ana Maria Braga

Essa vitamina favorece a formação de neurotransmissores, que por sua vez transmitem sinais para produção de neurônios. Além disso, ajuda na absorção da vitamina B12. Com isso, sua falta pode gerar desequilíbrios emocionais, depressão e problemas ao dormir. Portanto, pode ser encontrada em batata, arroz, frango, ovos, trigo, cordeiro, leite, frutos do mar, entre outros.

3. Vitamina B1

Vitaminas para memória -
Terra

Essa vitamina é muito eficiente contra a deterioração da memória e envelhecimento cerebral. Além disso, ela é fundamental para absorção, funções cardiovasculares e saúde visual. Assim, ela é encontrada em frango, porco, peixes, nozes, cereais, verduras e frutas.

4. Vitamina B9

Vitaminas para memória -
Gazeta do Povo

Juntamente com a B6 e a B12 favorece a formação de glóbulos vermelhos. Dessa maneira, torna o transporte de oxigênio mais rápido, preservando as funções cerebrais. Portanto, pode ser encontrado em legumes, cereais, amendoim, arroz, aveia, banana, abacate, entre outros.

5. Vitamina B12

Vitaminas para memória -
Casa Prática

Essa vitamina contribui para a formação das células e ácidos graxos, estando ligada a memória recente e a velocidade do pensamento. Com isso, sua falta pode causar lentidão mental, perda de memória e más mudanças de humor. Assim, ela é encontrada em carnes, frango, salmão, cereais, ovos e produtos lácteos.

6. Vitamina C

Vitaminas para memória -
Beleza e Saúde

A vitamina C protege o cérebro de ações degenerativas e oxidativas por conta da idade, sendo fundamental contra parkinson e alzheimer. Além disso, é importante na absorção de ferro, que atua na memória e atenção e é um antidepressivo natural. Portanto, ela pode ser encontrada em frutas cítricas e vegetais verdes.

7. Demais vitaminas

Vitaminas para memória -
Ativo

Vitaminas como a D,K e E também são importantes para uma boa memória. Dessa maneira, elas atuam contra diversas doenças degenerativas com esclerose múltipla e alzheimer. Assim, podem ser encontradas em peixes, brócolis, folhas verdes e alimentos fermentados.

E aí, curtiu? Aproveite e confira também: Ovos – Benefícios do alimento e formas de prepara-lo

Fontes: A Mente é Maravilhosa e Estadão

Imagem destacada: Guia da Farmácia

Próxima página »

Escolhidas para você