Curiosidades

A origem de Wall Street e o significado do nome

Wall Street é uma rua em Nova York com sete quarteirões de extensão e vai da Broadway ao New York East River. Vamos saber mais sobre ela!

Wall Street é uma rua localizada no sul da ilha de Manhattan, em Nova York. Aliás, é o coração do distrito financeiro da cidade. É lá que se encontra a mais tradicional bolsa de valores dos Estados Unidos, a New York Stock Exchange (NYSE).

Além disso, grandes bancos e corretoras já tiveram suas sedes na Wall Street, o que a fez passar de uma rua importante para um dos maiores centros financeiros do mundo.

Hoje, Wall Street também é um termo utilizado para se referir aos mercados financeiros e às empresas que têm ações listadas em bolsas americanas. Vamos conferir a origem dessa rua tão famosa! Nesse artigo você vai encontrar:

  1. Origem da Wall Street
  2. Associação com o mercado financeiro
  3. 7 curiosidades sobre a Wall Street

Origem da Wall Street

No século 17, no lado sul da ilha de Manhattan, colonos holandeses estabeleceram Nova Amsterdã, um assentamento que mais tarde se tornaria Nova York.

Continua após a publicidade

Para se defenderem dos ataques dos índios Lenape e dos britânicos, os colonos construíram um muro de madeira ao longo da fronteira norte do assentamento e chamaram a rua adjacente de ‘Waal Straat’.

Hoje, a rua que deve seu nome a este fato, ou seja, “Wall”, em inglês, quer dizer muro, e por isso a rua ganhou este nome. Em 1699, o muro foi derrubado, mas o nome permaneceu.

Associação com o mercado financeiro

Em suma, em 1792, vinte e quatro corretores assinaram o acordo que daria origem à primeira encarnação da NYSE. O acordo foi chamado de “ Acordo Buttonwood”, em homenagem à árvore sob a qual foi assinado. Pouco tempo depois, a NYSE abriu sua primeira sala de negociação, em um espaço alugado na 40 Wall Street.

Hoje a Bolsa de Valores está localizada no número 11 da mesma rua e se tornou a maior bolsa de valores do mundo tanto por capitalização de mercado quanto por empresas listadas.

Continua após a publicidade

Além disso, de acordo com o Global Financial Centers Index, a Bolsa de Valores de Nova York também é o segundo maior centro financeiro do mundo, depois da Bolsa de Valores de Londres.

Continua após a publicidade

7 curiosidades sobre Wall Street

1. A rua surgiu como um símbolo odiado dos gananciosos barões que se aproveitavam de trabalhadores e fazendeiros para os populistas do século XIX.

2. O sino na Wall Street é tocado às 9h30, horário do leste. A campainha toca novamente no final do dia, às 16h.

3. Em maio de 2018, Stacey Cunningham se tornou a primeira mulher a dirigir a NYSE em seus mais de 200 anos de história.

Continua após a publicidade

4. O ‘Wall Street Journal’ um dos jornais mais influentes do mundo também deve seu nome a Wall Street. Até 2008 sua sede estava localizada no coração do distrito financeiro, bem próximo à bolsa de valores.

5. O símbolo de Wall Street é uma escultura de bronze de um touro, que representa a força e solidez financeira da bolsa da Wall Street.

6. O distrito financeiro também abriga outro edifício de referência, o Federal Reserve Bank de Nova York, que abriga um cofre contendo o maior depósito de ouro do mundo.

7. Por fim, há também vários negociantes de títulos municipais e governamentais, bancos de investimento, empresas e sedes de seguros e serviços públicos localizados na Wall Street.

Continua após a publicidade

Fontes: História do mundo, Teclasap

Então, gostou de saber mais sobre a origem desta famosa rua norte-americana? Pois, leia também: Conheça a casa de Donald Trump, em Nova York

Próxima página »

Escolhidas para você