O slasher teve suas origens em produções de baixo custo. Basicamente, se resume na ideia de que uma pessoa comum mascarada matando muitas pessoas. Os primeiros filmes slasher foram Psicose (1960); Dementia 13 (1963); Halloween (1978); Sexta-feira 13 (1980); Baile de Formatura (1980); A Hora do Pesadelo (1984); Pânico (1996); Freddy vs. Jason (2003).
Jason é facilmente reconhecível por sua máscara de hóquei. Jason Voorhees é um homem gigantesco buscando vingar a morte de sua mãe Pamela. Em ”Sexta-Feira 13”, vemos ele pela primeira vez fazer um atentado contra a vida de vários moradores de Camp Crystal Lake. Equipado com um facão como arma principal, Jason é o matador de filmes mais sangrento.
Como uma criança que foi morta por seus pais, mas voltou como uma força natural que assombra os sonhos dos outros. Estando dentro dos sonhos das pessoas, Freddy pode mudar o ambiente à vontade, sendo capaz de transformar o palco em qualquer coisa, até mesmo em sua própria aparência.
Ghostface é um vilão que governa por suas próprias regras. Ghostface é um símbolo das regras do cinema de terror, com a oposição de que ele é simplesmente um ser que não pode ser derrotado. Embora a cada filme uma nova pessoa represente o manto de Ghostface, são Billy Loomis e Stu Macher que introduziram as versões mais icônicas do personagem.
Michael Myers é considerado o assassino perfeito. O antagonista icônico da franquia ”Halloween”, é a figura de um humano que só existe para matar. Michael é uma figura sem emoção e um assassino especialista em facas, realizando suas mortes de maneira simples, mas eficaz.