Conheça 5 plantas que são proibidas de serem cultivadas no Brasil

1. Maconha (Cannabis sativa)

No Brasil, o cultivo da maconha é proibido pela legislação atual, sendo classificada como uma substância ilícita, principalmente devido às suas associações com o tráfico de drogas e preocupações com a saúde pública.

2. Peiote (Lophophora williamsii)

O peiote é uma planta alucinógena encontrada principalmente no México e no sudoeste dos Estados Unidos, conhecida por suas propriedades psicoativas devido à presença de mescalina.

3. Prestonia amazonica

É uma espécie nativa da região amazônica conhecida por suas propriedades medicinais e culturais. Devido ao seu potencial de uso indevido para a produção de substâncias psicoativas, o cultivo da Prestonia amazônica foi proibido no Brasil.

4. Sálvia (Salvia divinorum)

Popularmente utilizada em chás e na culinária como tempero, a sálvia possui compostos que lhe conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. No Brasil, seu cultivo é proibido devido à presença de uma substância alucinógena chamada salvinorina.

5. Coca (Erythroxylum coca)

É nativa da região amazônica e é cultivada há milhares de anos por povos indígenas na América do Sul. Ela possui propriedades estimulantes devido à presença de substâncias como a cocaína.

SAIBA MAIS SOBRE OUTRAS PLANTAS PROIBIDAS