Conheça novos fatos descobertos sobre a Excalibur

Na Idade Média, a lenda do Rei Arthur ficou popular por vários motivos, sendo a espada de Excalibur uma das mais marcantes. Esse objeto é parte fundamental da lenda e também já recebeu outros nomes, assim como Caledfwlch (em galês), Calesvol (no dialeto da Cornualha), Kaledvoulc’h (em bretão) e Caliburnus (em latim).

Origem do nome Excalibur

Sua origem pode ser traçada até a obra “Historia Regum Britanniae”, de Geoffrey de Monmouth, escrita no século XII. Nesta obra, a espada é chamada de “Caliburnus”, que acredita-se ter sido derivado do galês “Caledfwlch”.

A palavra “Caledfwlch” combina os termos “caled” (duro) e “bwlch” (brecha ou fenda), construindo a ideia de uma espada poderosa capaz de cortar qualquer coisa.

História da Excalibur

Excalibur é a espada mágica que Arthur recebe da Dama do Lago, uma figura mística que vive em um reino aquático. Em outras versões, a espada é retirada por Arthur de uma pedra ou bigorna, simbolizando seu direito legítimo ao trono da Bretanha.

Excalibur e o Rei Arthur

A espada, com algumas propriedades mágicas, simboliza não apenas a força física, mas também a autoridade e o direito divino de Arthur governar. A posse dela confere a Arthur um status quase sobre-humano e uma aura de invencibilidade e justiça.

veja ALGUMAS DESCOBERTAS SOBRE A EXCALIBUR