Curiosidades incríveis sobre Brasília

1. Projeto centenário

O projeto de levar a capital ao interior começou há mais de 100 anos antes da construção de Brasília, idealizado primeiramente pelo Marquês de Pombal. A ideia tinha como objetivo proteger o país de ataques marinhos.

2. Tempo de construção

Inaugurada por JK, que tinha como seu lema “50 anos em 5“, Brasília foi ágil em sua construção, levando menos de 4 anos para ficar pronta.

3. Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil

Foi uma competição arquitetônica realizada em 1956, com o objetivo de selecionar o projeto urbanístico para a construção da cidade de Brasília, que se tornaria a nova capital do Brasil.

4. Plano Piloto de Brasília

Proposto por Lúcio Costa é conhecido por sua concepção em forma de cruz, com alocamento dos principais órgãos governamentais e monumentos ao longo do Eixo Monumental, que se estende desde o Congresso Nacional até a Praça dos Três Poderes, passando pela Catedral Metropolitana e o Palácio do Planalto.

5. Dívidas financeiras

A construção de Brasília foi muito cara, fazendo com que o presidente JK imprimisse mais dinheiro, mesmo sem ter o ouro na Casa da Moeda. Dessa forma, seu surgimento foi marcado pela enorme dívida financeira enfrentada pelo país.

6. Problema social com os candangos

A elite, após a construção da cidade, contava com o retorno dos candangos para suas terras natais, o que não aconteceu. Consequentemente, o governo criou uma campanha de erradicação de invasores, expulsando-os para as cidades satélites.

7. Cidades satélites

São um conjunto de núcleos urbanos que foram planejados e construídos ao redor do Plano Piloto de Brasília, a cidade principal e o centro político e administrativo do Brasil.

8. Papa João XXIII

Durante a construção da capital, o Papa João XXIII mandou uma mensagem, transmitida por todo o país, desejando boa sorte ao Brasil e aos moradores de Brasília. Além disso, disse que aquele seria o início de muitas bençãos para o país.

9. Patrimônio mundial pela UNESCO

A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) reconheceu Brasília como um exemplo notável de planejamento urbano e arquitetura moderna, que representam uma ruptura radical com as formas urbanas tradicionais.

10. Polo artístico

Espalhada por toda Brasilia, a cultura é vista predominantemente nas suas exclusivas obras arquitetônicas, como a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora Aparecida.

Veja mais SOBRE ESSe assunto