Quais foram os eclipses mais longos da história?

A seguir, vamos apresentar os 4 eclipses mais longos da história. No entanto, é importante deixar claro que muitos estudiosos acreditam na existência de outros ainda mais longos. O maior problema disso tudo é a falta de registros que comprovem essa teoria.

1. 743 a.C

Foi um dos primeiros eclipses registrados, só que sem a precisão que temos hoje. Embora haja poucos detalhes específicos sobre ele, os antigos astrônomos da Mesopotâmia foram capazes de determinar sua duração e características observacionais com grande precisão.

De acordo com os estudos, a duração desse eclipse foi de 7 minutos e 28 segundos, no dia 15 de junho de 743 a.C.

2. 20 de junho de 1955

O eclipse solar total que aconteceu em 20 de junho de 1955 é muito importante justamente por ser um dos mais longos já registrados na história, sendo considerado o segundo em comparação ao que ocorreu em 743 a.C.

A duração total do eclipse foi excepcionalmente longa, com a fase de totalidade durando aproximadamente 7 minutos e 8 segundos em alguns locais, o que faz dele o eclipse solar total mais longo do século XX.

3. 30 de junho de 1973

No dia 30 de junho de 1973, a Terra presenciou um dos eclipses solares mais longos da história, e isso causou um rebuliço no mundo todo. Foram 7 minutos e 4 segundos de eclipse.

4. 8 de junho 1937

Este evento celestial teve uma fase de totalidade igualmente longa, com duração máxima de 7 minutos e 4 segundos. A diferença com o item anterior está na casa dos milésimos. Ele também ficou visível em uma vasta área geográfica, desde o nordeste do Brasil até o norte da Índia.

Saiba quando será o próximo grande eclipse