Você sabe o que é o Livro de Kells?

O que é o Livro de Kells?

É uma obra-prima da arte medieval e um dos mais famosos manuscritos iluminados do mundo. Criado por monges celtas por volta do ano 800 d.C., o livro é uma rica e intrincada mistura de textos religiosos, ilustrações coloridas e decorações ornamentadas.

História do Livro de Kells

Datado do século IX, este manuscrito iluminado contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento, ricamente decorados com intrincados padrões celtas, imagens de animais e figuras humanas.

Curiosidades sobre o livro de Kells

Por ser uma obra de arte antiga, afinal, são 1200 anos, o Livro de Kells atrai a atenção de admiradores que desejam acompanhar um pouco da sua história mais de perto.

1. Atrai 500 mil visitantes todos os anos

2. Já mudou de endereço diversas vezes

Um dos motivos para isso é justamente a necessidade de segurança. Recentemente, houve uma disputa entre Trinity College e a cidade de Kells.

3. Foi uma produção caríssima

Na época em que o livro foi produzido, a tecnologia, como a gente conhece hoje, era inexistente. Por esse motivo, foi necessário utilizar uma grande quantidade de couro animal para a sua produção, o que fez do Livro de Kells um produto bem caro.

4. O local onde o livro foi escrito é um mistério

Apesar de levar o nome “Livro de Kells”, o local onde o livro foi escrito não é muito claro. Um dos motivos para a existência dessa dúvida é justamente o fato de os monges morarem na Escócia antes de irem para a cidade de Kells.

Veja mais curiosidades sobre esse livro