10 expressões muito usadas mas que têm origens racistas

1. Lápis cor de pele

Crianças cresceram aprendendo que o lápis rosado claro, quase na tonalidade de um bege, é um lápis cor de pele. Entretanto não é toda pele que tem essa cor, não é?! Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2014, 53% da população brasileira é declarada negra ou parda.

2. Tuas negas

Ela surgiu no período de escravidão, quando as negras eram propriedades de homens poderosos. Esses homens acreditavam que por terem as mulheres como propriedades poderiam fazer o que queriam com elas.

3. Cor do pecado

Muita gente usa a expressão acreditando estar elogiando uma pessoa negra. Entretanto, está entre as expressões racistas porque ser negro era considerado como pecado e isso era usado como motivo para escravizar os negros.

4. Criado-mudo

O móvel que fica ao lado da cama se chama criado-mudo porque era exatamente o local ocupado por escravos antigamente. Eles ficavam no local, segurando as coisas de seus senhores sem fazer nenhum som.

5. Denegrir

Denegrir é muito utilizado como sinônimo de difamar. A palavra faz parte de expressões racistas, já que o seu verdadeiro significado é escurecer, tornar negro. É possível perceber o quanto a palavra se torna racista ao utilizá-la em um contexto de não querer sujar a reputação de alguém.

6. Pé na cozinha

Essa expressão racista é utilizada para dizer que uma pessoa tem origem negra. Isso é uma herança negativa da época de escravidão. Uma justificativa para isso é a de que, nesse período, mulheres negras só podiam estar na cozinha da casa em que eram escravas.

7. A coisa tá preta

Neste caso, a palavra preta está diretamente associada a uma situação negativa. Portanto, o correto seria dizer que a coisa está ruim, caso contrário a expressão é racista.

8. Serviço de preto

Ao usar essa expressão, há uma afirmação de que o trabalho é de baixo valor e qualidade, reforçando assim a ideia de inferioridade racial. Tal linguagem desumaniza e desvaloriza a contribuição e dignidade das pessoas negras.

9. Inveja branca

Essa expressão coloca como se o branco fosse algo positivo, já que a inveja branca é vista como uma inveja boa, que não faz mal a outra pessoa. Por outro lado, a expressão reforça que o preto é algo negativo.

10. Lista negra

Embora o termo “lista negra” seja comumente utilizado para denotar uma relação de exclusão de pessoas, sua origem remonta a práticas discriminatórias e racistas historicamente associadas à segregação racial, especialmente nos Estados Unidos.

Veja mais expressões que você deve excluir do seu dia