Ciência & Tecnologia

A Wikipédia é um site confiável?

A Wikipédia é uma plataforma de informação online multilíngue e abertamente colaborativa, mas ela é confiável?

A Wikipedia é uma enciclopédia online que qualquer pessoa pode editar. É um ótimo recurso para aprender sobre qualquer coisa, desde a história de sua banda favorita até a anatomia de um sapo. Mas quão confiável é? E como usá-la com responsabilidade?

Neste post, vamos explorar essas questões e muito mais.

O que é a Wikipédia?

A Wikipédia é uma enciclopédia online, cuja principal característica é a possibilidade de qualquer pessoa contribuir com informações. Esse processo se chama colaboração no sentido de compartilhamento e criação coletiva de conteúdo. 

A Wikipédia surgiu em 2001 e está em constante atualização, sendo revisada por milhares de usuários todos os meses. O projeto começou por Jimmy Wales e Larry Sanger como um dicionário online em 2001.

Eles queriam criar um projeto de código aberto que tivesse participação de especialistas de todo o mundo, mas perceberam que não havia como reunir informações suficientes sobre um tema sem recorrer a outras fontes como livros ou periódicos escritos por outros autores especialistas na área.

Então eles decidiram usar uma abordagem diferente: eles disponibilizariam todas as suas fontes online para que qualquer pessoa pudesse acessá-las livremente e adicionar novas informações quando necessário!

Continua após a publicidade

Isso significa que qualquer pessoa pode contribuir com conteúdo a qualquer momento em qualquer tópico sobre o qual queira adicionar informações.

Como utilizar a Wikipédia de forma adequada?

As pessoas costumam questionar se a Wikipédia é confiável ou não, mas quando utilizada corretamente, ela pode ser um ótimo recurso para pesquisadores ou usuários que procuram informações sobre determinado assunto.

Para saber como utilizar a Wikipédia de forma adequada, confira as dicas abaixo:

1. Não cite a Wikipedia, cite a fonte

Ao escrever ensaios acadêmicos, você precisa citar as fontes de suas informações. Isso significa que você precisa indicar exatamente de onde vêm as informações em seu trabalho.

Não faça referência à Wikipedia como fonte de suas informações. Qualquer pessoa pode editar uma página da Wikipedia, desse maneira, você não pode ter certeza de que as informações não sofreram alterações de sua fonte original.

Em vez disso, use a Wikipedia como ponto de partida para encontrar fontes mais confiáveis. As informações em um bom artigo terão o que é conhecido como citação, indicada por um pequeno número no final de uma frase.

Essas citações apontam para as fontes originais da informação, que podem ser livros, artigos em periódicos, relatórios oficiais ou outros sites confiáveis.

2. Encontre e use artigos confiáveis

Os artigos da Wikipédia são classificados com base em sua qualidade e confiabilidade das informações. Ao fazer uma leitura ou procurar outras fontes confiáveis, os melhores tipos de artigos são os conteúdos destacados.

Eles são representados por um símbolo de mais verde ou uma estrela dourada no canto superior esquerdo da tela. Esses artigos passaram por revisões oficiais, portanto, possuem um padrão de pesquisa e redação bom a profissional e contêm informações confiáveis.

Você pode confiar nesses artigos para fornecer um conhecimento muito bom sobre o tópico que você está pesquisando e para acessar links para uma variedade de fontes confiáveis.

3. Esteja ciente de conteúdo menos confiável

O resto dos artigos da Wikipédia se classificam normalmente como A, B ou C. Os artigos de grau B e C são bons para leitura casual, mas podem ter lacunas nas informações e quedas na qualidade que os tornam arriscados para uso em pesquisas científicas.

Outros artigos podem ser rotulados como “Start” e “Stub”. Esses artigos são de baixa qualidade, incompletos e têm fontes ruins, se houver. Ao pesquisar, você deve abordar esses artigos com extrema cautela ou apenas evitá-los.

Para saber qual é a nota de um artigo, clique no botão “Discussão” no canto superior esquerdo da página e leia as notas resumidas pelos editores da página.

4. Esteja sempre pronto para checar os fatos

A Wikipedia também usa rótulos em artigos que ajudam a determinar a confiabilidade e a qualidade do conteúdo. Além disso, você pode encontrar avisos diferentes no início de um artigo exibido em uma caixa colorida.

Eles podem destacar problemas com a neutralidade do artigo, falta de fontes, precisão ou indicar que a página está desatualizada.

Os avisos descrevem em poucas frases os principais problemas com o artigo que ainda precisam ser resolvidos. Certifique-se de levar isso em consideração ao ler o artigo e, como sempre, seja crítico em relação a qualquer informação que ler na plataforma.

A Wikipédia é confiável?

A resposta para essa pergunta é sim e não. A Wikipédia é confiável porque ela possui algumas ferramentas que auxiliam na verificação de informações e fazem com que os usuários tenham um maior controle sobre as informações postadas no site.

Por outro lado, a Wikipédia pode não ser confiável porque qualquer pessoa pode editar as informações do site e alguns usuários podem editar as informações de forma inadequada.

Dito isto, não é tão simples editar qualquer coisa por lá. Se você abrir uma página aleatória um dia e fizer uma edição, precisará de alguém para revisá-la antes de publicar. Se você é um colaborador frequente, suas edições podem aparecer automaticamente, mas ainda assim passam por revisão.

Desse modo, todas as informações devem incluir uma citação de uma fonte realmente confiável, como uma revista acadêmica ou opinião de um especialista.

As informações sem citação são claramente identificadas ou excluídas por completo. Portanto, qualquer pessoa pode editar qualquer coisa, mas as edições sem embasamento provavelmente serão removidas rapidamente.

O que a Wikipédia diz sobre a sua credibilidade?

De acordo com a própria Wikipedia, “edições na Wikipedia que estão com erro geralmente são corrigidas após algum tempo. No entanto, como a Wikipedia é um projeto administrado por voluntários, ela não pode monitorar constantemente todas as contribuições. Existem muitos erros que permanecem despercebidos por horas, dias, semanas, meses ou até anos. Portanto, a Wikipedia não deve ser uma fonte definitiva em si mesma.”

Opinião polêmica do co-fundador

Larry Sanger, um dos fundadores da Wikipedia, alertou as pessoas de que o site não é o mais confiável, mas pode dar um “ponto de vista confiável sobre praticamente tudo”.

Em uma entrevista à Lockdown TV, o desenvolvedor do projeto e filósofo, que co-fundou a enciclopédia online com Jimmy Wales em 2001, perguntou: “Você pode confiar que sempre lhe dará a verdade? Bem, depende do que você acha que é a verdade.”

Sanger explicou que “se mostrar apenas uma versão dos fatos, isso dará um enorme incentivo para pessoas ricas e poderosas tomarem o controle de coisas como a Wikipedia para fortalecer seu poder. E eles fazem isso.”

Por fim, Sanger adverte que a Wikipedia agora é famosa por “ter muita influência no mundo, então há um jogo muito grande, desagradável e complexo sendo jogado nos bastidores para fazer o artigo dizer o que alguém quer que eles digam”.

Fontes: Olhar Digital, Canaltech, Tab Uol, Showmetech

Então, gostou de saber mais sobre a Wikipédia? Pois, leia também:

TUDO sobre a Microsoft: a história que revolucionou a computação
Google X: o que é feito na fábrica misteriosa da Google?
A história do YouTube, a maior plataforma de vídeos do mundo
Fotolog, o que é? Origem, história, altos e baixos da plataforma de fotos

Próxima página »

Escolhidas para você