Ciência & Tecnologia

YouTube – Origem, evolução, ascensão e sucesso da plataforma de vídeo

Fundado em 2005, o YouTube ajudou a definir e revolucionar a internet e se tornou a maior referência de conteúdo audiovisual online.

Atualizado em 25/10/2020

Fundado em 2005, o YouTube cresceu tanto em 15 anos de existência que tornou-se o segundo maior buscador da internet. Atualmente, o site fica atrás apenas do Google, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês.

O catálogo do site de vídeo é assistido por cerca de 1 hora e 15 minutos por dia, por cada usuário. Só no Brasil, 80% das pessoas que usam internet, visitam o YouTube todos os dias.

Sendo assim, é fácil lembrar do site como referência de vídeo e de conteúdo na internet. Mas a verdade é que desde a sua criação, ele passou por muitas mudanças que ajudaram a revolucionar e definir a internet.

Origem do YouTube

Este foi o primeiro vídeo da história postado no YouTube. Nele, um dos fundadores do site, Chad Hurley, visita um zoológico em San Diego, Califórnia. O vídeo, no entanto, não foi o primeiro passo da história do portal de vídeos.

A ideia do YouTube surgiu em 2004, quando Chad Hurley, ex-funcionário da PayPal, teve dificuldades ao compartilhar de maneira eficiente um vídeo feito em um jantar com amigos. Assim, então, teve ideia de um serviço de upload e divulgação de vídeos.

Chad convidou dois amigos que também trabalhavam na PayPal, Steve Chen e Jawed Karim. Enquanto Chad era formado em design, os outros dois eram programadores e participaram do desenvolvimento do site.

Juntos, os três registraram o domínio youtube.com e lançaram o site no dia 14 de fevereiro de 2005.

Entretanto, no início, o site era bem diferente daquele que conhecemos hoje. Na época, ele só contava com a aba de favoritos e mensagens. Nem mesmo a função de postar vídeos já estava disponível, já que ele só passou a funcionar a partir do dia 23 de abril daquele ano.

Primeiros sucessos

Logo após seu lançamento, o YouTube ganhou muito destaque. Com quatro meses de existência, o portal acumulou apenas 20 vídeos, mas foi exatamente este vigésimo que transformou a história do site.

O vídeo trazia dois garotos dublando um sucesso do grupo Backstreet Boys e se tornou o primeiro viral do site. Ao longo da história, já acumulou quase 7 milhões de visualizações. O número pode ser pequeno, se comparado aos conteúdos produzidos hoje em dia, mas para o impacto que teve numa época em que ninguém assistia vídeos online, é um grande feito.

Graças ao viral, o site passou a chamar a atenção de usuários e marcas. Apesar de ainda não oferecer tecnologias de monetização, o site também recebeu um importante vídeo de campanha da Nike. O clássico trazia Ronaldinho Gaúcho chutando uma bola repetidas vezes no travessão.

Ascensão

YouTube - origem e evolução do principal site de vídeos da internet
Tappint Into YouTube

A princípio, a sede do YouTube estava num escritório em San Mateo, Califórnia, sobre uma pizzaria e um restaurante japonês. Apesar disso, em apenas um ano, o crescimento foi estrondoso, de quase 300%.

Em 2006, o site passou de 4,9 milhões para 19,6 milhões de usuários e aumentou a fatia no uso do tráfego da internet mundial em 75%. Ao mesmo tempo, o site era responsável por garantir 65% do mercado audiovisual na internet.

Dessa maneira, o site crescia de uma forma inesperada ao mesmo tempo em que os criadores não conseguiam monetizar os conteúdos. Isso significava que o YouTube poderia falir em breve.

Mas a ascensão do site e seus problemas financeiros foram exatamente o que chamaram a atenção do Google. A empresa apostava no Google Videos e decidiu comprar o serviço rival por US$ 1,65 bilhão.

Era Google

YouTube - origem e evolução do principal site de vídeos da internet
AmazeInvent

Assim que foi comprado pelo Google, o YouTube se consolidou como peça fundamental para o consumo de conteúdos na internet. Hoje em dia, 99% dos usuários que consomem vídeos online, acessam o site.

Em 2008, os vídeos passaram a ter a opção de 480p e, um ano seguinte, 720p e legendas automáticas. Nessa época, o site chegou a passar a marca de 1 bilhão de vídeos vistos por dia.

Nos seguintes, novas tecnologias importantes foram implantadas, assim como o botão de like a a possibilidade de alugar filmes. A empresa também passou pela primeira troca de comando e mudou de CEO, além de implementar a função de Lives.

Em 2014, uma nova mudança de CEO colocou Susan Wojcicki no comando do YouTube. Ela é peça fundamental na história do Google, uma vez que cedeu sua garagem para que os fundadores criassem o primeiro escritório da empresa.

A partir daí, começa o desenvolvimento de tecnologias como o Content ID, que analisa conteúdos protegidos por direitos autorais. Além disso, há investimento no Programa de Parcerias para que os produtores de conteúdo ganhem dinheiro com seus vídeos.

Atualmente, o Youtube está disponível em 76 idiomas e 88 países.

Fontes: Hotmart, Canal Tech, Tecmundo, Brasil Escola

ImagensFinance BrokerageTapping Into YouTubeAmazeInvent