Curiosidades

Zona do Silêncio: o lugar misterioso onde os celulares não funcionam

A terra é repleta de lugares misteriosos que têm alguma forma de atividade estranha como a famosa Zona do Silêncio no deserto do México.

A misteriosa Zona do Silêncio está localizado na Reserva da Biosfera Mapimí, no deserto de Chihuahuan, no norte do México, e há anos causa mau funcionamento eletrônico. Ou seja, os aparelhos celulares não funcionam neste local.

Este trecho de 50 quilômetros de terra recebeu seu nome, a zona do silêncio em 1966, quando a empresa petrolífera Pemex explorou a área. O líder da expedição, Augusto Harry de la Peña, ficou extremamente frustrado porque não conseguia obter um sinal de rádio.

A área faz com que todos os sinais de rádio caiam e a agulha da bússola enlouqueça. Mesmo que a causa desse comportamento peculiar ainda seja desconhecida, rumores de atividade celestial e avistamentos de OVNIs são populares há muito tempo.

Como a zona do silêncio foi descoberta?

Fonte: Mas México

A primeira pessoa de fora da região a descobrir o estranho fenômeno que está acontecendo neste lugar foi um engenheiro, Harry de la Penã. Há uma pequena comunidade de pessoas que viveu a 40 quilômetros de distância, conhecida como Ceballos Durango.

Continua após a publicidade

Com efeito, o terreno visivelmente vasto e plano tem muitos arbustos espinhosos do deserto e cobras venenosas como qualquer outro deserto. O engenheiro e sua equipe não conseguiam se comunicar porque seus walkie-talkies não funcionavam e os rádios portáteis emitiam sinais extremamente fracos.

Aliás, a curiosidade deste lugar atraiu cientistas de todo o mundo que visitaram o centro de pesquisas ali construído chamado ‘A Biosfera‘. O nome interessante se deve ao fato de que há milhões de anos a zona estava submersa.

Míssel desgovernado

Zona do Silêncio: o lugar misterioso onde os celulares não funcionam
Fonte: Mas México

Posteriormente, em julho de 1970, a base militar dos EUA perto de Green River, Utah, disparou um míssil de teste Athena na direção de White Sands Missile Range. O míssil perdeu o controle e, em vez de pousar no alvo pretendido, continuou 400 milhas ao sul e caiu na região do Deserto Mapimí.

Imediatamente, uma equipe de especialistas chegou para encontrar o foguete caído. Quando o foguete foi encontrado após três semanas de intensa busca, uma pista de pouso foi construída para transportar os destroços.

Continua após a publicidade

Toda a operação foi muito secreta, consistente com o bom senso governamental, e ninguém foi informado ou questionado. Contudo, a natureza secreta da operação já gerava rumores entre os residentes.

Relatos sombrios sobre a área do deserto mexicano

Zona do Silêncio: o lugar misterioso onde os celulares não funcionam
Fonte: Mas México

Os idosos, que residiam perto do local, ainda se lembravam de criaturas estranhas e incomuns de aparência humana vistas ao redor da área. Mas há alguns casos, que foram oficialmente relatados conforme você verá a seguir.

Um desses relatos contam que um casal de exploradores, Ernesto e Josefina Diaz, dirigiram até lá em sua nova picape Ford em 13 de outubro de 1975. O objetivo era procurar fósseis e rochas incomuns, que existem por todo o lugar.

Eles perceberam a chegada de uma tempestade no deserto e decidiram fazer as malas e partir. Mas a tempestade os alcançou e sua van ficou presa em um pântano. Enquanto eles tentavam desesperadamente tirar a van da chuva e do pântano cheio de lama, estranhos se aproximaram deles acenando e querendo ajudar.

Continua após a publicidade

Eles eram excepcionalmente altos e usavam capas de chuva amarelas. O casal ficou no carro enquanto os dois homens de aparência única empurravam a van para fora da areia movediça. Quando o marido saiu para agradecê-los, eles haviam desaparecido. Isto é, a dupla desapareceu em segundos, sem qualquer evidência superficial de que eles estiveram lá.

Outro relato afirma que dois fazendeiros na área viram um veículo pairando acima do solo e mudando de cor. Eles dizem que viram dois seres humanoides saindo do veículo e estavam brilhando estranhamente. Então, eles ficaram com tanto medo que fugiram o mais rápido que podiam.

Como a ciência explica o fenômeno da zona do silêncio?

Fonte: Mas México

Cientificamente falando, a área tem muitos depósitos de magnetita, razão pela qual os sinais não funcionam. Na verdade, um meteorito encontrado aqui data de antes de nosso Sistema Solar se formar há seis bilhões de anos. Ou seja, o meteorito tem cerca de 13 bilhões de anos.

Embora não haja nenhuma prova de queda ou mesmo de crateras, o local misterioso chamou a atenção do governo mexicano. Isso levou à criação da Reserva da Biosfera Mapimí. Lá, eles criaram uma estação de pesquisa que agora atrai cientistas e biólogos de todo o mundo que vêm constantemente estudar a flora e a fauna da região.

Continua após a publicidade

Por fim, o que não faltam são histórias interessantes na Zona de Silêncio, desde aparição de OVNIs, chuvas de meteoros, bolas de fogo no céu e até mesmo bolas de fogo rolando por colinas e montanhas. Além disso, como você leu acima os habitantes locais falam de seres estranhos e altos e de cores brilhantes.

Um relatório científico também falou de plantas e animais com mutações anormais como tartarugas exóticas e cactos roxos.

Se curtiu este conteúdo, leia também: As fotos incríveis tiradas no maior deserto de sal do mundo

Continua após a publicidade
Próxima página »

Escolhidas para você