6 coisas que causam dor de cabeça e você jamais imaginou

Quem nunca sofreu com uma dor de cabeça daquelas que tirar a concentração, que atire a primeira pedra! Embora pareça algo comum, essa é uma das doenças mais intrigantes para a medicina, já que ninguém está imune à dor de cabeça e os motivos pelos quais ela aparece são MUITO variados.

Aliás, sobre os motivos das pessoas sentirem dor de cabeça, podem ser muito mais amplos que qualquer um de nós poderia imaginar. Isso porque, além das noites mal dormidas e das famosas dores de cabeça das ressacas, a cefaleia, como também é conhecida a dor de cabeça, pode surgir por motivos muito estranhos.

Até mesmo comida japonesa pode deixar você com dor de cabeça, sabia? E as coisas bizarras que podem deixar você com esse problema não param por aí, como você via ver na lista que preparamos.

O mais interessante de tudo é que esse mal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aflige quase 90% da população brasileira, da forma mais severa possível: por meio da enxaqueca. Com relação à escala mundial, essa é considerada a quarta doença crônica “mais incapacitante do mundo”.

Parece sério, não? E isso porque você nem podia imaginar que todas essas coisas poderiam agravar ou despertar uma crise de dor de cabeça, como você confere abaixo.

Veja 6 coisas que causam dor de cabeça e você jamais imaginou:

1. Sorvete

1

Já ouviu falar em situações em que o “cérebro congela”? Isso acontece quando consumimos grandes quantidades de alimentos muito gelados, como sorvetes. Com isso, pode ocorrer uma rápida contração dos vasos sanguíneos na região frontal da cabeça, devido à mudança de temperatura no céu a boca.

A sensação, que não é muito agradável, pode render dor de cabeça, especialmente em pessoas que sofrem com enxaqueca crônica. Apesar disso, para se livrar da sensação desconfortável, você pode tentar consumir seu sorvete, rapadinha ou picolé com tomando pequenos goles de água em temperatura ambiente.

2. Comida japonesa

2

Já ouviu falar em glutamato monossódico? Esse é um realçador de sabor presente no molho de soja, o shoyu, por exemplo; e que pode causar dor de cabeça e até mesmo na região dos olhos. Mas não é só isso: o glutamato pode causar ainda ondas de calor e sensação de aperto no peito.

3. Fim de semana

3

A menos que você tenha problemas psicológicos sérios, a chegado do fim de semana em si não é capaz de causar sua dor de cabeça. O problema é que, durante sábado e domingo, quando as pessoas estão em casa, o consumo de café reduz muito em relação ao do ambiente de trabalho.

É como se fosse uma abstinência de cafeína, entende? Para cortar esse problema de sua vida, o mais aconselhável é reduzir o consumo de café durante a semana.

4. Avião

4

Sabia que outra das coisas que podem causar dor de cabeça e que pouca gente tem conhecimento são as viagens de avião. Conforme especialistas na área, isso acontece devido à diferença de pressão na cabine e pode surgir como uma espécie de pressão em um dos lados da cabeça, que parece pulsar. A dor tem mais chances de aparecer durante a decolagem e o pouso e pode ser acompanhada também pelo característico entupimento do ouvido.

5. Óculos de natação

5

Assim como alguns acessórios usados na cabeça, como tiaras, viseiras e assim por diante, os óculos de natação podem causar muita dor de cabeça. Isso acontece devido à compressão que eles criam ao redor do crânio.

6. Orgasmo

6

Parece desculpa esfarrapada, mas a verdade é que muita gente costuma sofrer dor de cabeça fortíssima na hora “final” da intimidade. Conforme relatos de quem sofre com o problema, a dor de cabeça pode aparecer sem explicação, durar alguns minutos e desaparecer tão repentinamente quanto chegou, desde que a pessoa interrompa o ato.

Agora, se elas insistem na ação e o ápice realmente é atingido, a dor de cabeça pode permanecer por até 48 horas. Dá para acreditar nisso?

Pesquisadores da Universidade de Munster, na Alemanha, dizem que esse tipo de dor de cabeça atinge mais homens que mulheres e é mais comum entre pessoas na faixa dos 20 aos 25 anos. O problema é que poucos reportam esse tipo de incômodos aos seus médicos, seja por vergonha ou por achar que essa é uma situação sem cura.

E você, já sofreu de dor de cabeça por alguma dessas rações?

E, por falar em dores, você precisa ficar atento também às 5 dores do corpo que jamais devem ser ignoradas.

Fonte: Revista Galileu