Animais mais inteligentes do mundo NÃO são os macacos e a lista é surpreendente

Chimpanzés, orangotangos, gorilas e outros primatas são donos de cérebros bem sofisticados e, com certeza, são parecidos conosco; mas isso não faz deles os animais mais inteligentes do mundo, sabia? Nem mesmo os tão amáveis cachorros, considerados os maiores amigos do homem, merecem esse título.

Ao contrário do que muita gente pensa, os animais mais inteligentes do mundo são bem menos fofinhos e menos parecidos com o ser humano. Segundo a Ciência, a lista é surpreendente e os bichos que estão nela contam com habilidades surpreendentes, capazes de superar a dos bichos com os quais estamos acostumados a lidar.

Um bom exemplo disso são os polvos. Você sabia que eles são capazes de manusear ferramentas e de abrir potes? E olha que eles nem são os animais mais inteligentes do mundo, como você vai ver abaixo.

Os corvos e os elefantes também são bem talentosos intelectualmente, segundo alguns estudos. E a lista dos bichinhos inteligentes que existem não para por aí, como você confere a seguir.

Conheça os animais mais inteligentes do mundo:

1. Porcos são os animais mais inteligentes do mundo

Não é o seu cãozinho, nem os macacos. Os porcos são os animais mais inteligentes do mundo, dentre os domésticos (isso mesmo, domésticos). Segundo os cientistas, eles contam com habilidades melhores que as dos cães, dos gatos e até mesmo as dos chimpanzés.

2. Polvos são os únicos que sabem usar ferramentas

Pelo menos entre os invertebrados. Eles conseguem abrir potes, apertar parafusos, agarrar objetos e podem memorizar fatos recentes, segundo experimentos realizados em labirintos.

3. Corvos reconhecem o ser humano

Eles também sabem usar ferramentas, podem memorizar fatos, reconhecer os humanos e até mesmo estocar alimento para o futuro. Alguns estudos apontam que eles ainda estão entre os animais mais inteligentes do mundo para fazer analogias e contas matemáticas simples.

4. Golfinhos podem se comunicar muito bem

Há quem diga que apesar de muito inteligentes, os golfinhos sejam os animais menos surpreendentes dessa lista. Isso porque eles contam com habilidades surpreendentes de comunicação e até mesmo uma linguagem própria que, até hoje, permanece misteriosa para os cientistas.

Até mesmo a vida sexual dos golfinhos é inteligente, bem parecida com a dos seres humanos, aliás.

5. Elefantes fazem rituais fúnebres

Outro dos animais mais inteligentes do mundo são os elefantes. Eles vivem em sociedade, mas também praticam atividades solitárias; respeitam hierarquia, contam com uma memória impressionante, reconhece locais onde os membros do grupo morreram e voltam a locais onde os membros do grupo morreram, mesmo depois de anos, para realizar rituais fúnebres.

Como se não bastasse, com a trompa ele consegue utilizar ferramentas.

E aí, você sabia que esses bichos podem fazer tudo isso? Agora, falando em animais que surpreendem, você precisa conferir ainda: Os 7 bichos mais rápidos do reino animal.

Fonte: Vix