Como acabar com a dor de cabeça sem remédios

Sentir dor de cabeça pode parecer algo insignificante, mas tem gente por aí que sofre bastante com esse problema. Isso porque, dependendo da intensidade, ela pode atrapalhar nas tarefas mais simples. Você já deve ter provado desse mal, não é mesmo?

Agora, se você está cansado de tomar comprimidos sem resultados, fique sabendo que é possível acabar com a dor de cabeça sem remédios. Alimentos e métodos naturais podem ser um santo remédio contra enxaqueca e dores de cabeça mais simples, embora pouca gente saiba disso.

Aliás, uma boa forma de acabar com a dor de cabeça sem remédio é ingerindo mais água, sabia? Isso porque, muitas vezes, a dor de cabeça é, exatamente, um sinal de alerta de nosso corpo para a desidratação.

Mas essa não é a única solução simples e sem contraindicações para mandar embora a dor de cabeça. Acupuntura e até mesmo uma simples compressa quente ou fria, dependendo do caso, podem ajudar nessa tarefa, como você acompanha na lista abaixo.

Descubra como acabar com a dor de cabeça sem remédios:

1. Água

1

Muitas vezes dores de cabeça são causadas por desidratação. Nesse caso, é possível acabar com a dor de cabeça sem remédios, apenas bebendo água. Para conseguir um bom resultado, você só precisa tomar uma bom copo de água quando a dor aparecer e ir tomando outros goles de tempos em tempos.

Bebidas esportivas também podem ajudar. Elas contém eletrólitos que ajudam a aliviar a tensão e a hidratar o corpo.

O mais importante é evitar bebidas alcoólicas e café, que desidratam ainda mais.

2. Compressas frias ou quentes

2

Outra forma de acabar com a dor de cabeça sem remédios e usando uma compressa fria. Isso é bastante eficiente no caso de dores causadas por sinusite. Se você não tiver uma bolsa térmica, envolva alguns cubos de gelo em uma toalha fina e coloque essa compressa improvisada sobre a área dolorida.

Agora, se sua dor de cabeça for causada por estresse, uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos e, assim, aliviar as dores. Um saco com água morna atrás do pescoço ou mesmo um banho de 10 ou 15 minutos em um banheira quentinha são soluções infalíveis nesse caso.

3. Salmão

3

Um bom pedaço de salmão também pode ser bastante eficaz na hora de acabar com a dor de cabeça sem remédios. Esse alimento é rico em niacina, ou vitamina B3, que ajuda no tratamento de dores de cabeça e enxaquecas.

Outras fontes de niacina são alimentos como carne de frango, atum, cogumelos, amendoim, cevada (embora a cerveja desidrate devido ao álcool), trigo, semente de girassol, vegetais verdes e fígado. Mas você também pode consumir o nutriente como suplemento vitamínico.

4. Amêndoas

4

Embora pouca gente saiba, amêndoas agem como um analgésico, já que como eles, contém salicina. Mas, por ser natural, o composto das amêndoas age melhor contra a dor quando você o ingere logo no início, nos primeiros sintomas de incômodo.

5. Gengibre

5

A síntese de prostaglandinas é um processo que ocorre em seres humanos. Ela envolve a criação de lipídios compostos (gordura) dentro das células. Estas substâncias gordurosas são como mensageiros químicos. Estes, por sua vez, desencadeiam processos biológicos, tais como a inflamação, alertando os neurônios para a dor.

Alguns medicamentos como a aspirina inibe a síntese das prostaglandinas, assim como as substâncias naturais encontradas no gengibre. Essa raiz é capaz de fazer nosso corpo interromper o reconhecimento da dor e, assim, interrompê-la. Você só tem que mastigar um pedacinho do gengibre ou beber um pouco de chá da raiz para se sentir melhor.

6. Hortelã

6

As propriedades calmantes da hortelã podem ajudar a acabar com a dor de cabeça sem remédios. É por isso que sua avó está certa quando manda você tomar um chazinho de hortelã todas as vezes que você está nervoso ou sofrendo dores.

O óleo de hortelã também pode ser usado nesse processo se usado para massagear pontos estratégicos, como as têmporas, a mandíbula e a parte de trás do pescoço.

7. Pressão com as mãos

7

Quando você começar a sentir dor de cabeça, faça um pouco de pressão com as mãos no sistema craniossacral. Para isso, você precisa pressionar os dedos em pontos específicos da enxaqueca, como na testa e logo atrás do pescoço. Isso ajuda a relaxar e a aliviar a pressão causada pela dor de cabeça.

8. Escuridão

8

A luz, tanto a natural quanto a do sol, podem irritar os olhos e intensificar ainda mais a dor de cabeça, especialmente em caso de enxaqueca, causada por estímulos sensoriais.

Ficar no escuro por algum tempo pode ajudar a acabar com a dor de cabeça sem remédios ou, pelo menos, reduzir a intensidade do incômodo. Óculos escuros também podem ajudar.

9. Acupuntura

9

Parece doloroso, mas ter agulhas fininhas enfiadas na pele pode ajudar bastante a reduzir a tensão e a acabar com a dor de cabeça sem remédios. Isso porque a acupuntura, um método tradicional da medicina chinesa, tem o poder de realinhar o fluxo de energia no corpo.

10. Meditação

10

Agora, se seu medo de agulhas não permite que você se aventura na acupuntura, a meditação também pode ser um método eficiente. Claro que ela não vai funcionar instantaneamente, é preciso criar o hábito de meditar para ver os benefícios dessa prática aparecer em seu dia-a-dia.

Apesar disso, a meditação também é uma forma eficiente de realinhar energias e, por isso, pode ajudar a acabar com a dor de cabeça. Há estudos que apontam também que a meditação deixa as pessoas mais tolerantes às dores no geral.

11. Massagem

11

Outra forma de tratar as dores de cabeça sem remédio é por meio de passagens na cabeça. Um estudo apontou que pessoas que sofriam com enxaqueca e receberam 6 sessões de massagens semanais, durante três meses, passaram a dormir melhor e a sentir menos dores. O ideal é que as massagens sejam focadas nas têmporas, no pescoço, nas costas, no topo da cabeça e nos ombros.

12. Alongamentos

12

Alongar áreas específicas do corpo também podem ajudar a acabar com a dor de cabeça sem remédios, já que ajudam a relaxar. Comece alongando a cervical, o pescoço e movendo os ombros lentamente. Melhores resultados podem ser alcançados se você se alongar duas vezes por dia, durante 20 minutos por vez.

Legal, né? Mas não é só com as dores de cabeça que você tem que se preocupar, sabia? Confira também 5 dores do corpo que jamais devem ser ignoradas.

Fonte: LifeHack