Vídeo mostra como é possível ferver água até virar gelo

Se você acompanha o Segredos do Mundo, você já conferiu, nessa outra matéria (clique aqui), até mesmo na hora de fazer gelo a Ciência pode ser surpreendente. Uma outra prova disso é o vídeo surpreendente que você está prestes a ver e que mostra que é a diminuição da temperatura está longe de ser a única forma de conseguir gelo.

Quem mostra isso é o youtuber CodyDon Reeder, do canal Cody’sLab. Como você vai ver, ele mostra que é possível ferver água até virar gelo! Não é espetacular?

Para a façanha, ele usa uma técnica diferente, que consiste em reduzir a pressão da água dentro de uma câmara e não resfriar o líquido, como costumamos fazer em casa. Como explica o youtuber, embora não seja algo que a gente utilize no cotidiano, quando a pressão diminui a água começa a perder calor, mesmo se estiver fervendo.

Como isso é possível?

Basicamente, o que acontece quando ele decide ferver água até virar gelo é que as moléculas de água que saltam, as mais quentes ou aquelas com mais energia cinética; acabam virando gás e deixando as moléculas restantes dentro do recipiente mais frias. E assim que a pressão começa a cair, só são necessários alguns minutos para começar a ver uma parte do líquido evaporando enquanto a outra congela.

Reeder explica que a pressão tem relação direta com o ponto de ebulição de um líquido, que é quando ele começa a ferver. Assim, dentro da câmara, quando ele remove o ar, ou seja, quando ele reduz a pressão do ambiente, o ponto de ebulição passar a ser mais baixo que a temperatura da água. É por isso o líquido evapora mesmo sem estar quente.

Dá para fazer em casa?

Mas, claro, é bem possível que você não terá sucesso se tentar ferver água até virar gelo em casa. Isso porque Reeder usa duas substâncias especiais para que a experiência tenha sucesso: sal feito com magnésio anidro sulfato e um frasco revestido em sulfato de calcário, que fica no fundo da câmara para ajudar a absorver o vapor e evitar que os equipamentos usados estraguem. Pedaços de mineral calcita também são colocados na água para que a fervimento da água seja mais suave.

Embora essas substâncias não influenciem na temperatura da câmara, elas proporcionam condições melhores e mais adequadas para que tudo aconteça.

Veja como acontece o processo de ferver água até virar gelo:

E aí, gostou do que viu? Agora, falando em experimentos interessantes, não deixe de conferir também: O que acontece se colocar aço quente em um lago congelado?

Fonte: Exame