O que acontece se colocar aço quente em um lago congelado?

O que acontece com o gelo quando você o expõe ao calor? Sim, ele derrete. Mas, e quando esse gelo tem cerca de 30 centímetros de profundidade e seu objeto quente, no caso, é um cilindro incandescente? Acredite, a reação pode ser muito mais interessante que você imagina.

Quem nos prova isso é o pessoal do canal Beyond the Press, no YouTube. Como você pode conferir na plataforma, o canal, muito interessante, por sinal; é feito para quem gosta de ver coisas sendo destruídas e para quem gosta de experimentos científicos maluquetes.

Como você vai ver, dessa vez, eles resolveram testar o que acontece quando você coloca aço quente em um lado congelado. Mas, para você entender o “drama”, o aço estava pegando fogo mesmo e o gelo na superfície do lago é do tamanho de uma régua escolar, daquelas grandes; de profundidade. Tá bom ou quer mais?

Quando o cilindro, de 20 quilis de aço superaquecido, encostou na superfície congelada, obviamente, o gelo começou a derreter e um buraco, claro, começou a se abrir em meio à água congelada. Mas, a pergunta que não quer calar: você acha que o aço quente em um lago congelado é o suficiente para perfurar completamente a camada de gelo? Leve em consideração o peso do cilindro e o fato dele estar, literalmente, pegando fogo!

Difícil responder, não? No vídeo abaixo você consegue a resposta e se maravilha com a experiência. O mais interessante de tudo é que os youtubers conseguiram colocar uma câmera abaixo da camada de gelo e você consegue ver tudo acontecendo também desse ângulo curioso.

Veja o que acontece se colocar aço quente em um lago congelado:

E, falando em experiências malucas, você vai gostar de ver também o resultado dessa outra aqui: O que acontece se derramar alumínio líquido no formigueiro?

Fonte: Gizmodo, Youtube