Maiores mamíferos terrestres, os elefantes são divididos em duas espécies: a elephas maximus, elefante asiático; e a loxodonta africana, o elefante africano.
O elefante africano é diferenciado de um asiático pelo tamanho: além de ser mais alto, o africano possui orelhas e presas maiores do que as dos seus parentes asiáticos. Os elefantes cativam pessoas de todas as idades com as suas atitudes, carisma e inteligência.
Existem muitas histórias curiosas envolvendo estes animais, como o caso de um bebê elefante que fez sucesso ao brincar com passarinhos e outro alegrou o dia de muitas pessoas ao tomar banho de mangueira.
10 curiosidades sobre os elefantes que você provavelmente não sabia
1. Proteção contra o perigo
Os elefantes são muito ligados uns aos outros e, quando estão em perigo, os animais formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.
Por terem uma forte ligação, eles parecem sofrer muito com a morte de um membro do grupo.
2. Audição aguçada
Os elefantes possuem a audição tão boa que podem facilmente detectar os passos de um camundongo.
Estes mamíferos ouvem tão bem que conseguem escutar sons até mesmo pelos pés: de acordo com um estudo da bióloga Caitlin O’ Connell-Rodwell, da Universidade de Stanford (EUA), os passos e as vocalizações dos elefantes ressonam em outra frequência e outros animais conseguem receber a mensagem, pelo chão, até 10 quilômetros afastados do emissor.
3. Alimentação
Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe 200 litros de água por dia, sendo que a sua tromba suga 10 litros de água de uma só vez.
4. Capacidade de identificar sentimentos
Assim como nós, seres humanos, os elefantes são capazes de identificar os sentimentos e o estado psicológico dos seus companheiros.
Caso percebam que algo não está bem, buscam emitir sons e tocar para aconselhar, confortar e animar o amigo que está triste.
Estes mamíferos também procuram ser solidários com os semelhantes que estão com problemas de saúde ou à beira da morte.
5. O poder da tromba
Composta pela junção do nariz com o lábio superior dos elefantes, a tromba é a principal responsável pela respiração do animal, mas desempenha muitas outras funções importantes.
O órgão possui mais de 100 mil músculos fortes que ajudam estes mamíferos a pegar uma folha de grama até arrancar galhos de árvores inteiros.
A tromba possui capacidade para cerca de 7,5 litros de água, permitindo que os animais a utilizem para despejar o líquido na boca e beber ou espirrar no corpo para tomar banho.
Além disso, a tromba também é usada nas interações sociais, para abraçar, cuidar e confortar outros animais.
6. Gestação longa
A gestação dos elefantes é a mais longa entre os mamíferos: são 22 meses.
7. O choro dos elefantes
Ao mesmo tempo em que são fortes, resistentes e possuem senso de humor, estes mamíferos também choram de emoção.
Existem alguns casos que levam os cientistas a acreditam que os choros dos elefantes estão realmente ligados aos sentimentos de tristeza.
8. Terra e lama como proteção
As brincadeiras dos elefantes envolvendo terra e lama possuem uma função muito importante: proteger a pele do animal contra os raios solares.
9. Bons nadadores
Apesar do tamanho, os elefantes se locomovem muito bem pela água e utilizam as pernas fortes e a boa flutuação para atravessar rios e lagos.
10. Memória de elefante
Você com certeza já ouviu a expressão “ter memória de elefante”, não é? E, sim, os elefantes realmente possuem a capacidade de preservarem recordações de outros seres por anos e até décadas.
Leia também: O animal que você ver primeiro diz muito sobre sua personalidade
Compartilhe o post com seus amigos!
Fonte: LifeBuzz, Estudo Prático