Curiosidades

Listas funcionam? Como fazer e 6 ideias para facilitar o dia a dia

Fazer listas é um ótimo método de organização. E isso não serve apenas para organizar suas tarefas diárias, mas sim toda a sua vida.

Atualizado em 10/10/2020

Fazer listas pode ser um ótimo método de organização para os que se perdem na hora de organizar suas obrigações. Contudo, elas não servem só para auxiliar nas suas tarefas.

Aliás, John Lennon, Madonna, Leonardo Da Vinci e Thomas Edison fazem parte do time de pessoas que utilizavam ou utilizam listas como material de apoio.

E assim como eles, muitos de nós (ou todos) procura uma lista quando vai ler um texto. Aliás, isso é explicado pela neurociência.

Enfim, segundo a neurociência, nós procuramos listas pelo simples fato de que é mais fácil de entender, de processar aquela informação.

Além disso, quando estão numeradas ou categorizadas em pequenos parágrafos, um texto fica mais fácil de ser memorizado.

De acordo com um neurocientista, a maneira mais fácil e preferida das pessoas de organizar e receber informações – incluindo o nível do subconsciente – é através de listas. Por exemplo, as compras do supermercado ficam mais memorizáveis se estiverem em formato de lista, não é?!

6 tipos de listas para salvar sua rotina

Tópicos da reunião

Listas - 6 diferentes ideias que vão facilitar o seu dia-a-dia
Fonte: Institutodepsiquiatriapr

Enfim chegou o dia daquela reunião. O comum é sempre entrar em pautas que não eram necessárias e acabar deixando assuntos importantes para trás, não é?! Portanto, faça uma lista. Anote todos os assuntos que precisam ser tratados para que nada seja deixado pra trás.

O mesmo serve para uma reunião de apresentação de resultados. Apresentar tudo o que você fez fica mais fácil com a sua lista de rotinas ao lado.

Lista de tarefas delegadas

Listas - 6 diferentes ideias que vão facilitar o seu dia-a-dia
Fonte: Mdirector

Fazer uma lista é um ótimo método de organização na hora de delegar funções. Portanto, liste todas as suas tarefas diárias e veja quais delas são possíveis de serem delegadas. Assim, nenhum item que é prioridade vai ficar para trás ou será entregue atrasado.

Projetos da empresa

Fonte: Bitrix24

Uma empresa em crescimento está sempre focada no futuro e com vários projetos. Portanto, a melhor ideia para manter o controle desses projetos e dos seus avanços é com uma ferramentas de gestão de projetos. Dessa forma você consegue listar todos os detalhes e atualizar cada alteração ou avanço que o projeto teve.

Além disso é possível delegar funções para cada colaborador da empresa e manter todas as informações sobre o projeto em um só lugar.

Músicas para melhorar o dia

Listas - 6 diferentes ideias que vão facilitar o seu dia-a-dia
FOnte: Rockcontent

Não tem nada pior que ter o longo dia pela frente e não estar em um bom humor para aguentar o batidão, não é?! Aliás, existem pessoas que precisam de música para se concentrar. Enfim, seja qual for o caso, fazer uma lista de músicas que te ajudam a manter a concentração é uma ótima opção.

Pode ser que você tenha uma playlist que sempre escuta, mas às vezes ela tem algumas músicas que, ao invés de auxiliar sua concentração, fazem você perder o foco. Portanto, separe um tempinho para montar uma lista de músicas que te mantenham no mesmo ritmo. Uma dica: evite músicas que mexam com seus sentimentos.

Prós e contras

Fonte: gcfglobal

Esse método de organização é muito bom para evitar a tomada de decisões ruins. Recebeu uma proposta nova de emprego? Precisa contratar/desligar um funcionário? Te chamaram para uma parceria? Enfim, são diversos os exemplos que podem te deixar confuso na hora de tomar uma decisão.

Se você não sabe o que fazer, crie uma lista com prós e contras. Assim você vai conseguir analisar com dados e informações se é uma boa ideia, ou não, negar aquela nova oportunidade. Aliás, uma dica extra. Anote tudo e deixe a lista pra lá. Só no dia seguinte retorne a ela, analise todos os pontos e perspectivas para então tomar uma decisão.

Objetivos a longo prazo

método de organização
Fonte: Hypeness

Se quiser, pode chamar essa aqui de lista dos sonhos. Contudo, a ideia é colocar no papel planos que você vai realizar. Ou seja, são objetivos para se iniciar naquele momento e alcançar no futuro (próximo ou não). Portanto, liste tudo o que você deseja alcançar, mesmo sendo sonhos difíceis.

Uma boa ideia é criar pequenos lembretes para avaliar sua lista de tempos em tempos. Às vezes você vai encontrar coisas que já alcançou e, em outros casos, retirar sonhos que não fazem mais sentido para você. Por fim, uma outra dica.

Evite falar dos seus sonhos e objetivos para os outros. E esse conselho não tem nada a ver com a inveja alheia. Na verdade, quando você divide isso com alguém acaba sentindo uma sensação falsa de realização antecipada. Ou seja, você vai parar de se empenhar antes mesmo de se esforçar pelo o que deseja.

3 dicas para montar suas listas

Anote tudo o que precisar

método de organização
Fonte: Pinterest

Como um método de organização eficiente, suas listas não podem ficar incompletas. Então mesmo aquela tarefa mais simples que nem precisava estar ali ou aquela tão importante que você jamais vai esquecer, precisam estar anotadas.

Após ter uma lista com tudo o que precisa ser feito, divida ela em várias menores. Esse é o momento de definir o que é urgente, o que é tarefa diária e o que pode ficar para depois caso não dê tempo de terminar. Assim você consegue facilmente ver o que é prioridade.

Termine uma coisa para depois começar outra

método de organização
Fonte: Trello

Deixar uma tarefa inacabada para começar outra te deixa distraído e afeta o seu desempenho de forma negativa. Portanto, faça uma coisa de cada vez e só comece outra quando tiver acabado a primeira. Se for necessário parar, anote onde parou e, quando voltar, volte para a tarefa inacabada ao invés de começar outra.

Segmente tarefas mais difíceis em um nova lista

método de organização
Fonte: Casaeidea

Em alguns casos temos em nossas listas de tarefas algo tão complicado de fazer que não sabemos como começar. E por esse motivo esse item acaba ficando parado por mais tempo que o necessário. Por exemplo, você precisa criar uma campanha publicitária para um cliente. A tarefa se torna mais simples se for separada em etapas, como:

  • Pesquisar sobre o mercado
  • Analisar pontos fortes e fracos do cliente
  • Fazer um briefing da campanha
  • Calcular valores de mídia
  • Debater ideias com o cliente
  • Produzir os conteúdos necessários

E por aí vai. Viu como fica mais simples fazer uma tarefa complexa? Além disso, você pode parar no meio do caminho caso um dia não seja o suficiente para completar tudo o que precisa.

Enfim, gostou da matéria? Em seguida leia: O que é técnica Pomodoro? Aprenda a gerenciar seu tempo

Imagens: Casadeimagem, Institutodepsiquiatriapr, Mdirector, Casaeidea, Rockcontent, Gcfglobal, Hypeness, Pinterest, Trello e Bitrix24

Fonte: Runrunit