10 raças de cachorros mais inteligentes que você poderia adotar

Se você está pensando em adotar um novo amiguinho canino e busca mais que simplesmente docilidade (como você já viu aqui), a lista de hoje pode ajudar bastante em sua escolha. Isso porque listamos algumas raças de cachorros mais inteligentes do mundo.

Mas, calma, isso não quer dizer que cães de outras raças são burros. Conforme o responsável pela seleção dos cães mais inteligentes do mundo, o psicólogo Stanley Coren, para o ranking foram levadas em consideração características ligadas à obediência e ao trabalho.

Conforme explica em seu livro A Inteligência dos Cães, publicado em 26 idiomas; esse tipo de inteligência não tem nada a ver com a inteligência instintiva dos cães, nem com a capacidade de resolver problemas.

De forma geral, os cachorrinhos que você vai ver na lista são ótimos aprendizes e prestadores de serviço, têm um grande coração, são leais, amam crianças e são muito utilizados até mesmo no auxílio do trabalho de policiais, criadores de gado e assim por diante.

Conheça as raças de cachorros mais inteligentes:

1º. Border Collie

Considerado o cachorro mais inteligente do mundo, o border collie é uma das raças mais usadas comerciais e filmes. Eles são também simpáticos, bonitos, mas não se adaptam bem em apartamentos.

2º. Poodle

Essa, sem dúvida, está entre as raças de cachorros mais inteligentes do mundo. Originais da França, eles eram muito usados no passado como cães de caça à aves aquáticas. Eles também são um dos mais leais aos seus donos.

3º. Pastor Alemão

Muito usados no trabalho policial, os pastores alemães são excelentes farejadores, têm muita paciência e aprendem rápido novos truques e comandos. Eles também são muito confiáveis e fiéis, especialmente no que diz respeito ao trato com crianças.

4º. Golden Retriever

O golden retriever não é só um dos cachorros mais inteligentes, ele também é um dos mais dóceis, carinhosos, alegres e protetores da lista. Eles também aprendem rápido novos truques e comandos.

5º. Doberman

Por causa da postura imponente, esses cachorros são muito usados como cães de guarda. Muito atentos, eles são leais, inteligentes e, ao mesmo tempo, defendem seu território como quase nenhum outro. Eles não costumam se dar muito bem com estranhos.

6º. Pastor de Shetland

Uma das principais características do cães dessa raça é o desejo de agradar seu dono e sua família. Eles são facilmente adestrados, apesar da tendência de latir demais.

7º. Labrador

Além da inteligência, esses cães são conhecidos pela paciência, pela docilidade e pela lealdade. Eles se dão muito bem com crianças e são excelentes cães-guias.

8º. Papillon

Também chamado Spaniel Anão, os cachorros dessa raça são muito inteligentes. Eles também impressionam pela resistência, apesar do pequeno porte. Fiéis, eles são ainda ótimos cães de guarda, com um senso de observação incrível.

9º. Rottweiler

Eles também têm fama de serem maus, mas a verdade é que eles estão entre os cachorros mais inteligentes do mundo. Eles são fortes, resistentes, são ótimos como cães de guarda e, devido à grande habilidade de aprender truques novos, são ainda ótimos no trabalho policial.

10º. Australian Cattle Dog (Boiadeiro Australiano)

Talvez um dos menos conhecidos dessa lista, o boiadeiro australiano são muito usados para o pastoreio de criações de gado. Fortes, ágeis, ativos e muito inteligentes, eles também têm um ótimo estado de alerta e estão sempre dispostos a defender as pessoas que gostam e os animais dos quais deve cuidar.

E então, qual desses cãezinhos você tem ou gostaria de ter? Você acrescentaria alguma outra raça à lista de mais inteligentes do mundo? Não deixe de nos contar nos comentários!

Agora, falando no melhor amigo do homem, se você acabou de adotar um novo pet, essa matéria pode ajudar bastante: Nome de cachorro: mais de 1000 opções para batizar seu novo pet.

Fontes: Tudo sobre Cachorros, Fatos Desconhecidos