Partir, descascar, dividir. Por mais que você tenha feito isso a vida inteira, de uma forma ou de outra, com alguns alimentos, a verdade é que há sempre uma forma mais fácil de executar essas tarefas. Até porque, como você sabe, a cozinha; ou melhor, a arte de cozinhar, consiste em uma série de técnicas e truques que deixam a vida de quem está comandando as panelas muito mais fácil.
Abaixo, aliás, você vai conhecer alguns desses segredinhos e descobrir quais são os alimentos que você cortou errado – e do jeito mais difícil – a vida inteira:
1. Tomates cereja
Prendê-los no fundo de dois pratos pode facilitar sua vida, se a intensão era cortá-los ao meio de um por um.
2. Kiwis
Quem disse que você precisa tirar a casca? Faça dela uma tigela natural e evite o desperdício da fruta, comendo sua polpa com uma colher.
3. Mangas
Outra fruto que você não precisa se cansar ou fazer sujeira, descascando da forma convencional é a manga. Basta passá-la, com a pressão certa, na borda de um copo e pronto! Um corte inicial entre a polpa e a casca pode ajudar nessa tarefa.
4. Melancias
Uma forma simples e prática de cortar seu pedaço no formato certo, de forma que você não suje suas bochechas durante a degustação da fruta.
5. Tangerinas (Mixiricas)
Um corte no topo, outro na lateral e pronto: você tem seu leque.
6. Romãs
Um corto no topo da fruta, outro na parte inferior. Agora corte gomos não muito profundos, com cortes suficientes para demarcar apenas a superfície da fruta.
7. Abacates
Essa pode até ser mais comum para algumas pessoas, mas ainda tem gente que não sabe: assim como o kiwi, a forma mais prática de cortar o abacate é usando uma colher e fazendo de sua casca, uma tigela.
8. Bolos
Uma forma de manter o bolo molhadinho durante todo o tempo em que a guloseima durar é mudando a forma tradicional de partir. Corte uma fatia generosa no centro, de extremidade a extremidade; e então junte as partes que sobraram novamente. Repita o método todas as vezes que for tirar um pedaço, mudando somente o sentido do corte.
9. Limões
Pare de desperdiçar o sumo da fruta! Com esse passo-a-passo, você aproveita até a última gota de sua polpa.
10. Cebolas
Como ela é circular, o ideal é ir criando bases de apoio para facilitar o corte. Então, corte seu topo, ainda com a casca, para fazer a primeira base. Apoiando sobre o corte anterior, parta a cebola ao meio. Agora sim, tire as cascas. Então, usando sua mão como peso, faça cortes na horizontal, da mesma espessura, se possível. Para finalizar, faça cortes na vertical e seus cubos estarão prontos.
11. Cenouras
Para tirar a casca de forma mais eficiente, divida o serviço em metades. Você vai tirar, primeiro, da parte inferior até o meio. Então, vai virar a cenoura e recomeçar o serviço, da parte que ficou sem casca até o meio novamente, sempre girando para que nenhum dos lados fiquem com a película exterior do tubérculo.
12. Bananas
A forma mais prática de descascar a fruta é beliscando a base da fruta (a pontinha contrária à parte que fica presa à penca). Com as duas mãos, então, você tira a casca de ambos os lados da banana ao mesmo tempo.
Legal, né?