Quantas vezes na vida você já ouviu ou disse expressões e palavras das quais você não sabe o significado? Se isso acontece muito com você, não se acanhe. É normal que isso aconteça, mesmo entre as pessoas que leem muito, já que nossa idioma é bastante complexo.
Mas, mesmo sabendo que todo mundo está sujeito a perder um ou outro significado em um conversa, a verdade é que não entender o que uma palavra quer dizer nos deixa intrigados. Ou você vai dizer que você nunca ficou pensando em algo que não conseguiu entender?
Certamente, a situação costuma ser ainda pior quando o termo do qual não conhecemos o significado faz parte de nosso dia-a-dia e está em meio a ditados populares e outras frases que todo mundo está cansando de usar.
Quer um bom exemplo? Que tal então nos dizer do que se trata um “bugalho”? Ou melhor, defina a palavra “jerico” da expressão “ideia de jerico”.
Então, se embananou todo ai, não foi? A gente também. Todavia, depois da lista abaixo que reúne os significados destas palavras e expressões, com certeza, este problema não será mais uma perturbação em sua vida.
Palavras e expressões que você fala, mas não conhece o significado:
1. Boca de siri
A palavra ser refere a apenas uma fenda e que fica extremamente fechada. Portanto, “fazer boca de siri” é uma ótima alternativa para quando você quer dizer a alguém “ficar de boca fechada”.
2. Bode expiatório
Nada mais é que um animal oferecido em sacrifício em rituais religiosos antigos. Assim, ter um pode expiatório é ter alguém que se sacrifica para dar informações privilegiadas ou para conseguir algo em seu nome.
3. Bofe
Por mais estranho que possa parecer, a palavra bofe é o apelido dado ao pulmão. Desse modo, alguém que esteja “botando os bofes para fora” é alguém que está sem fôlego.
4. Bugalhos
Alhos, todo mundo sabe o que é, mas e bugalhos? Então, se você diz essa palavra, mas não conhece o significado da expressão, fique sabendo que se trata de nozes da galha de árvores como o carvalho.
5. Caldeirinha
Isso que você vê na foto é a caldeirinha, do “entre a cruz e a caldeirinha”. Este é um dos instrumentos usados pelos padres no ritos católicos e é onde se coloca água benta, borrifada no ambiente e nos fiéis com esta espécie de colher em formato esférico.
Por isso que para um pobre diabo é tão difícil estar entre a cruz e a caldeirinha e fazer a escolha que mais lhe será útil. Entendeu?
6. Chinca
Sua mãe já chamou você na “chincha”? Embora a expressão diga respeito a alguém encrencado, a verdade é que chincha se trata de uma pequena rede de arrasto, usada por pescadores, que também é conhecida como chinchorro ou chinque.
7. Eira e Beira
“Nem eira nem beira“, já disseram isso a você? Certamente, sim! Então, fique sabendo que essa pequena palavra diz respeito a um local de terra batida ou cimentado, como um quintal. Já, com relação à palavra “beira”, os dicionários apontam como um telhado avançado.
Logo, alguém que não tem eira nem beira é alguém que não tem nada, nem quintal, nem teclado.
8. Estribeira
Quem nunca ouviu a expressão “perder a estribeira”? A expressão quer dizer que alguém perdeu a calma ou ficou desnorteado, mas estribeira é outra coisa na vida real.
O nome é dado à correia que prende o estribo, lugar onde se coloca o pé quando se monta um cavalo; ao arreio ou sela. Logo, alguém que perde a estribeira perde o controle da montaria e está em maus lençóis.
9. Ficha
Se você nasceu nos anos 90, muito provavelmente se lembra das fichas dos telefones públicos, que vieram antes dos cartões. A ligação só se completava quando a “ficha caía”. Portanto, é exatamente este o sentido da expressão que todo mundo usa.
Outras palavras e expressões idiomáticas
10. Jerico
E você, sabe o que é uma ideia de “jerico”? Jerico quer dizer uma ideia pouco inteligente, ou de “asno, burrico, jumento”.
11. Jó
Na Bíblia, Jó é um personagem que enfrenta as piores provações da vida, mas não deixa sua fé em Deus se abalar. Logo, quando alguém tem “paciência de Jó” é porque sabe esperar sem se abalar com a demora, não perde a perseverança.
12. Joio
Para quem não sabe, joio é o nome dado a uma planta gramínea, uma praga, que se mistura nas plantações. É por isso que você precisa, às vezes, saber diferenciar o “joio do trigo”, entendeu?
13. Sarro
De forma geral, sarro é uma série de coisas nojentas. No entanto, de forma literal, sarro é o nome dado ao resíduo do tabaco, com nicotina e óleos, que fica no fundo do tubo dos cachimbos e piteiras. Agora, porque “tirar sarro” quer dizer que você está curtindo da cara de outras pessoas, a gente, sinceramente, não sabe.
14. Amigo da onça
Acredita-se que o termo surgiu na década de 1940, na revista O Cruzeiro. Em resumo, em uma das histórias, dois caçadores estão conversando e um deles sempre alega que a onça vai acabar tendo vantagem sobre o outro. Ao final, o outro pergunta: “Afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?” E daí a expressão se consagrou como amigo falso e ganhou até brincadeiras e pegadinhas com esse tema.
15. Nem que a vaca tussa
Em suma, essa expressão significa que algo não tem nenhuma chance de acontecer. Ou seja, algo tão impossível quanto o fato de uma vaca tossir. Também se assemelha a dizer “vou fazer no dia de São Nunca”, por exemplo.
16. A vaca foi para o brejo
Certamente, você deve saber que um brejo é uma área com lama ou alagada. Desse modo, origem provável da expressão está no fato de que os boiadeiros sabem que, quando uma vaca atola num brejo, dá muito trabalho para tirá-la de lá. Assim, a expressão está relacionada a algo difícil, muitas vezes até impossível.
17. Dar cabo a machado
Significa inventar problema sem ter necessidade, ter algum tipo de aborrecimento à toa, sem causa aparente.
18. Emendar os bigodes
Se trata de quem costuma conversar sem ter hora para terminar. Quando se diz que fulano emendou ou bigode com alguém, significa que ele conversou sem parar, sem se preocupar com o tempo.
19. Troncho
Mau elemento, bandido, bobo, mas também pode dar nome a pessoa ou outro ser vivo com algum membro cortado ou algo torto, curvado para algum lado.
20. Pinguço
Essa palavra é conhecida em grande parte do país por se referir à pessoa bêbada. Ela se originou no interior de Minas Gerais como sinônimo de alcoólatra.
Por fim, falando em nomes de coisas que a gente passa a vida toda ouvindo ou falando como a ‘ideia de jerico’, não deixe de conferir também: 25 ditados populares traduzidos em imagens.
Fonte: BuzzFeed
Fotos: Pinterest
Um comentário em “20 palavras e expressões que você fala, mas não conhece o significado”