13 palavras que você fala, mas não conhece o significado

Quantas vezes na vida você já ouviu ou disse palavras das quais você não sabe o significado? Se isso acontece muito com você, não se acanhe. É normal que isso aconteça, mesmo entre as pessoas que lêem muito, já que nossa idioma é bastante complexo.

Mas, mesmo sabendo que todo mundo está sujeito a perder um ou outro significado em um conversa, a verdade é que não entender o que uma palavra quer dizer nos deixa intrigados. Ou você vai dizer que você nunca ficou pensando em algo que não conseguiu entender?

A situação costuma ser ainda pior quando o termo do qual não conhecemos o significado faz parte de nosso dia-a-dia e está em meio a ditados populares e outras frases que todo mundo está cansando de usar.

Quer um bom exemplo? Que tal então nos dizer do que se trata um “bugalho”? Ou melhor, defina a palavra “jerico” de “ideia de jerico”.

Se embananou todo ai, não foi? A gente também. Mas, depois da lista abaixo, com certeza, este problema não será mais uma perturbação em sua vida.

Confira 13 palavras que você fala, mas não conhece o significado:

1. Boca de siri

13

É apenas um fenda e fica extremamente fechado. Logo, “fazer boca de siri” é uma ótima alternativa para quando você quer dizer a alguém “ficar de boca fechada”.

2. Bode expiatório

(c) Lady Lever Art Gallery; Supplied by The Public Catalogue Foundation

Nada mais é que um animal oferecido em sacrifício em rituais religiosos antigos. Logo, ter um pode expiatório é ter alguém que se sacrifica para dar informações privilegiadas ou para conseguir algo em seu nome.

3. Bofe

5

Por mais estranho que possa parecer, bofe é o apelido dado ao pulmão. Logo, alguém que esteja “botando os bofes para fora” é alguém que está sem fôlego.

4. Bugalhos

3

Alhos, todo mundo sabe o que é, mas e bugalhos? Se você diz, mas não conhece o significado desta palavra, fique sabendo que se trata de nozes da galha de árvores como o carvalho.

5. Caldeirinha

7

Isso que você vê na foto é a caldeirinha, do “entre a cruz e a caldeirinha”. Este é um dos instrumentos usados pelos padres no ritos católicos e é onde se coloca água benta, borrifada no ambiente e nos fiéis com esta espécie de colher em formato esférico.

Por isso que para um pobre diabo é tão difícil estar entre a cruz e a caldeirinha e fazer a escolha que mais lhe será útil. Entendeu?

6. Chinca

4

Sua mãe já chamou você na “chincha”? Embora a expressão diga respeito a alguém encrencado, a verdade é que chincha se trata de uma pequena rede de arrasto, usada por pescadores, que também é conhecida como chinchorro ou chinque.

7. Eira e Beira

8

“Nem eira nem beira”, já disseram isso a você? Se sim, fique sabendo que essa pequena palavra diz respeito a um local de terra batida ou cimentado, como um quintal. Já, com relação à palavra “beira”, os dicionários apontam como um telhado avançado.

Logo, alguém que não tem eira nem beira é alguém que não tem nada, nem quintal, nem teclado.

8. Estribeira

12

Quem nunca ouviu falar em “perder a estribeira”? A expressão quer dizer que alguém perdeu a calma ou ficou desnorteado, mas estribeira é outra coisa na vida real.

O nome é dado à correia que prende o estribo, lugar onde se coloca o pé quando se monta um cavalo; ao arreio ou sela. Logo, alguém que perde a estribeira perde o controle da montaria e está em maus lençóis.

9. Ficha

6

Se você nasceu nos anos 90, muito provavelmente se lembra das fichas dos telefones públicos, que vieram antes dos cartões. A ligação só se completava quando a “ficha caía”. E é exatamente este o sentido da expressão que todo mundo usa.

10. Jerico

1

E você, sabe o que é uma ideia de “jerico”? Quer dizer uma ideia pouco inteligente, ou de “asno, burrico, jumento”.

11. Jó

11

Na Bíblia, Jó é um personagem que enfrenta as piores provações da vida, mas não deixa sua fé em Deus se abalar. Logo, quando alguém tem “paciência de Jó” é porque sabe esperar sem se abalar com a demora, não perde a perseverança.

12. Joio

2

Para quem não sabe, joio é o nome dado a uma planta gramínea, uma praga, que se mistura nas plantações. É por isso que você precisa, às vezes, saber diferenciar o “joio do trigo”, entendeu?

13. Sarro

9

De forma geral, sarro é uma série de coisas nojentas. No entanto, de forma literal, sarro é o nome dado ao resíduo do tabaco, com nicotina e óleos, que fica no fundo do tubo dos cachimbos e piteiras. Agora, porque “tirar sarro” quer dizer que você está curtindo da cara de outras pessoas, a gente, sinceramente, não sabe.

E, falando em coisas que a gente passa a vida toda ouvindo ou falando, não deixe de conferir também: 25 ditados populares traduzidos em imagens.

 

.Fonte: BuzzFeed