14 funções que a Apple roubou do Android

A guerra entre Android e iOS, ao que parece, nunca vai terminar. Quem usa um sistema, acabo o defendendo dos usuários do concorrente e aponta pontos positivos de sua escolha e vice-versa. Mas, apesar das discussões e preferências, a verdade é que a Apple roubou do Android, recentemente, algumas funções populares.

Alguns dos recursos que a Apple roubou do Android, aliás, são telas divididas, os aplicativos flutuantes e a possibilidade de arrastar vídeos para outros pontos da tela. Interessante, não?

Além disso, a o iPhone agora conta com o Apple Maps, o chip NFC e até mesmo com a possibilidade de acionar a Siri, aquela vozinha do smartphone da marca, sem nem mesmo tocar no celular. Ficou impressionado? Os usuários do Android, pelo que tudo indica, não se emocionaram nadinha com a notícia. Isso, claro, porque eles já contavam com tudo isso!

Como você vai ver abaixo, todas as funções que a Apple roubou do Android foram possibilitadas aos seus usuários a partir do ano passado, em 2014, com o iOS 8 e, este ano, 2015, iOS 9. Todos eles, obviamente, vão facilitar bastante a vida de quem não abre mão de um Apple, mas, com certeza, não são novidades ao mercado.

Confira, abaixo, algumas dessas funções que a Apple roubou do Android:

1. Telas multifacetas

1

Antes, usuários de outras marcas, com sistema Android, já tinha acesso a esse recurso de telas multifacetas. Agora, também os usuários da Apple pode ver dois aplicativos lado a lado, em uma única tela. Esse, aliás, é um dos novos recursos do iOS 9, o Split View.

2. Vídeo flutuante

2

Isso já era possível no YouTube em nos smartphones com Androids. Agora, no entanto, os donos de celulares Apple também podem se beneficiar do recurso dos vídeos flutuantes, sendo possível movê-los para o canto inferior da tela do iPad ou do iPhone, enquanto outros aplicativos estão em uso. Este recurso, aliás, foi lançado pela Samsung, em 2012, com o Galaxy Note 10.1 e, agora, está na lista das funções que a Apple roubou do Android.

3. Baixo consumo de bateria

3

Desde 2013, outras marcas de smartphones com Android oferecem o modo de economia de bateria aos seus usuários. A partir desse ano, no entanto, os usuários de iOS também estão tendo acesso a essa função, que entra para a lista das que a Apple roubou do Android. A promessa, segundo a própria Apple, é que os usuários ganhem de 3 a 4 horas extras de vida útil da bateria, isso no iOS 9.

4. Atualizações inteligentes

4

A Siri, para quem ainda não percebeu, está ficando cada vez mais inteligente. Agora ela é capaz de se comunicar com outros aplicativos do smartphone e fazer sugestões de atualizações inteligentes, com base em suas preferências, hábitos e compromissos. Isso claro, vasculhando seus e-mails e outros dados pessoais salvos (nem tudo é perfeito).

No Android, essa função já existia, uma vez que o Google Now sempre fez sugestões com base nos hábitos de seus usuários. De forma geral, quanto mais você o utiliza, mais ele “aprende” sobre você.

5. Atalhos no teclado

5

Com o aparecimento do iOS 9, a Apple roubou do Android funções importantes e que todo mundo gosta, como alguns atalhos no teclado. Segundo o anúncio da nova barra de atalhos, eles permitem adicionar fotos, arquivos, mensagens e emails de forma instantânea para aplicativos. Sem contar que os usuários do iPhone podem tirar fotos e copiar textos também por meio de atalhos no teclado.

Além disso, desde 2014, com o iOS 8, os usuários da Apple podem baixar teclados de terceiros, como Swype e Swift Key, para substituir o teclado original da marca. No entanto, essa função também entra para a lista das que a Apple roubou do Android, já que os usuários deste outro sistema podiam fazer isso há anos.

6. App Notas

6

Por meio do aplicativo “Notas”, os usuários da Apple agora podem usar a Siri para fazer suas anotações, bem como fazer fotos e salvá-las direto no aplicativo. Estas, aliás, são funções muito parecidas com a de aplicativos como Google Keep e Evernote, do Android.

7. Apple Maps

7

Dizer que a Apple roubou do Android é, totalmente, desnecessário, certo? Isso porque o Google Maps é famoso e sempre mostrou rotas de ônibus, três, metrôs, além do carro particular, para chegar ao destino desejado.

8. Cartão fidelidade

8

Com o iOS 9, a Apple passou a permitir que seus usuários acumulassem cartões fidelidade em de suas lojas mais usadas. Tudo que a pessoa tem a fazer é ter um cartão de crédito internacional (dos seguintes bancos: Bank of America, Capital One e American Express) e realizar a compra desejada. Mas o Android já contava com uma ferramenta similar, por meio do Google Wallet, um sistema de pagamento móvel do Google, “na balada” desde 2011.

9. NFC

9

O iPhone 6 foi o primeiro smartphone da Apple a contar com um chip NFC, que permite transações financeiras somente encostando o celular em uma máquina de pagamentos. Mas, mesmo sem se tratar de um recurso muito usado ainda, o Android já possui um recurso parecido há, pelo menos, 3 anos. Então, essa é mais uma das funções que a Apple roubou do Android.

10. Widgets

10

A partir do iOS 8, em 2014, a Apple passou a contar com os Widgets, ou seja, aplicativos que flutuam pela área de trabalho, como de previsão do tempo, relógio e cotação de moedas. Este recurso, no entanto, não é novo e é mais um dos que a Apple roubou do Android. Pelo menos desde 2009, os Androids contam com os widgets, em suas gavetas de notificações, o que os fazem só um pouco diferentes dos da Apple.

11. Siri sem toques

11

Também em 2014, a Apple proporcionou aos usuários do iPhone a benefício de chamar a Siri sem, ao menos, ser preciso tocar no telefone. Tudo que é preciso para isso é dizer “Hey Siri”.

Mas, apesar de incrível, esse é mais um dos recursos que já existiam e que a Apple roubou do Android. Isso porque o Moto X, da Motorola, faz a mesma coisa desde seu lançamento, no ano de 2013.

12. Notificações acionáveis

12

Com o iOS 8, a Apple passou a permitir que seus usuários respondessem mensagens de texto e outros alertas diretamente nas notificações, que ser preciso abrir os aplicativos. Mas… o Android já tinha esse recurso, cuja estreia aconteceu em 2012, com a atualização Jelly Bean 4.1.

13. Aplicativos de notícias

13

Agregadores de notícias, como o Flipboard e o Circa já estavam por aí há algum tempo e podiam ser usados pelos donos de smartphones com Androids. Aliás, modelos de marcas como a Samsung já saem de fábrica com esse recurso.

14. Sugestão de aplicativos

14

O iOS 9 oferece à você aplicativos que ele julga serem interessantes ao seu perfil. Assim, por exemplo, se você ouve uma música todas as manhãs, seu iPhone vai ligar, automaticamente, seu aplicativo de música assim que você conectar seu fone no celular. Este, no entanto, também não é um recurso novo: a Apple roubou do Android mais esta função.

Gostou? Então leia também: 6 funções que você não conhecia em seu celular e 9 vantagens do Galaxy S6 que o iPhone 6 não tem.