4 sinais que o infarto dá até 1 mês antes de acontecer

Se antes todo mundo achava que apenas idosos e homens sofriam do problema, hoje sabemos que o infarto não escolhe gênero nem idade. O ritmo de vida cada vez mais frenético, a falta de exercícios físicos, os péssimos hábitos alimentares e, claro, a predisposição genética são fatores que podem levar a um infarto, mesmo em pessoas jovens.

Outra coisa que os pesquisadores descobriram sobre este assunto é que, nem sempre, o infarto é um mau súbito, silencioso e inevitável. Conforme estudo publicado pela Annals of Internal Medicine, uma publicação científica voltado ao mundo da medicina, o infarte pode dar alguns sinais bem característicos até um mês antes de ocorrer. O grande problema, no entanto, é que as pessoas raramente sabem identificar esses alertas.

3

Para isso, o estudo se propôs a estudar os sintomas do infarto em mais de 800 adultos, dentre 35 e 65 anos. A partir de uma observação mais específica da saúde dos participantes da pesquisa, os estudiosos descobriram que alguns sintomas decisivos do infarto aparecem com bastante antecedência, como já dissemos, e, caso as possíveis vítimas do problema saibam identificá-los é possível evitar que o ataque cardíaco aconteça.

Sintomas que antecedem o infarto:

– 1 mês antes

2

Metade dos participantes da pesquisa tiveram dores no peito até um mês antes de sofrerem infarto. Além disso, a dispneia, uma espécie de alteração no ritmo da respiração foi bastante comum, o que causava nas pessoas falta de ar, especialmente no caso das mulheres.

1

– 24 horas antes

4

Conforme o estudo, 93% dos participantes apresentaram os sintomas anteriores um dia antes de sofrerem infarte. Alguns sentiram os sintomas até de forma mais intensa. Além disso, as pessoas relataram palpitações e muitas até sofreram desmaios.

Claro que estes não são os únicos alertas que infarto, ou ataque cardíaco, pode dar antes de acontecer, como você confere nesta outra matéria: 12 sinais de que você pode ter um ataque cardíaco em breve.

Fonte: Bolsa de Mulher