5 segredos da dengue que você não sabia

Não deixar água parada, limpar o lixo do quintal, vigiar vasinhos de plantas que possam reter água no prato e assim por diante. Essas são informações sobre a dengue que, teoricamente, todo mundo sabe. Mas, mesmo se tratando de uma doença comum hoje em dia, existem segredos da dengue por aí que pouca gente conhece.

Por exemplo, você sabia que o mosquito insuportável, que transmite a doença, certa vez já foi erradicado do Brasil? Isso mesmo, esse é um dos segredos da dengue que ninguém sabe. O problema, no entanto, é que ele não demorou a surgir “nas paradas” de novo.

Aliás, ele e suas doenças estão cada vez mais fortes no Brasil. Embora esse não seja um dos segredos da dengue, é preciso dizer: o Brasil tem que se cuidar mais!

Esse ano, por exemplo, o número de registros de dengue até o mês de abril superou em mais de 200% o número de dengue registrado no País no mesmo período do ano passado. É mole? Mas, como você já deve ter percebido, esse não é um fato secreto sobre a doença e sim uma triste realidade.

Bom, chaga de conversa e acompanhe, abaixo, a matéria publicada, originalmente, pelo Estadão e que compartilha alguns dados e números sobre a doença que muita gente nunca imaginou.

Confira alguns segredos da dengue:

1. Apesar de sofrermos muito com a dengue hoje em dia e de muita gente ainda morrer por esse mal, a verdade é que a dengue não é tão nova assim. Um dos segredos da dengue que pouca gente sabe é que ela foi descoberta em 1752, na África. 

1

2. O primeiro caso de dengue registrado no Brasil data do fim do século 19, e foi identificado em Curitiba

2

3. Outro dos segredos da dengue que ninguém sabe é que o seu mosquito, o odiado Aedes aegypti, chegou a ser erradicado do Brasil em 1958.

3

 

O problema, no entanto, é que ele não demorou muito a voltar. Na década de 60, novos registros desse vilão voltaram a ser identificados no País.

4. Um dos segredos da dengue que as pessoas não contam é que o mosquito transmissor da doença tem hábitos urbanos e somente as fêmeas picam os seres humanos.

4

5. Ovos colocados até um ano antes podem se tornar larvas em apenas 10 minutos de contato com água! Você não sabia desse, dentre tantos segredo da dengue, sabia?

5

6. Cada pessoa só pode pegar dengue 4 vezes na vida!

6

 

Esse é outro dos segredos da dengue. Isso acontece porque só existem 4 tipos da doença (dengue tipo 1, tipo2, tipo 3, tipos 4) e, uma vez infectado por um tipo desse vírus, o corpo humano desenvolve imunidade contra ele.

7. A crise da água em 2015 pode ter contribuído, e muito, para a epidemia assustadora do ano. Isso porque reservatórios pessoais se tornaram criadouros de mosquidos em cidades que tiveram problemas com o abastecimento.

7

Esse é um dos segredos da dengue que ninguém queria saber. Mas, de janeiro a abril de 2015, foram 745,9 mil casos registrados. Em 2014, no mesmo período, o número foi 234,2% menor, com 223,2 mil casos registrados em todo o Brasil.