5 tecnologias médicas indispensáveis que nasceram no espaço

O espaço sem dúvidas é um campo fértil para a medicina. O clima de microgravidade da Estação Espacial Internacional combinado com as necessidades únicas dos astronautas criaram algumas tecnologias bastante surpreendentes – muitas das quais nos beneficiamos hoje.

Descubra como a medicina se beneficiou com o avanço da exploração espacial:

Uma nova maneira de medir a temperatura corporal

SHUTTERSTOCK / GOLFX

As tecnologias de medição de temperatura corporal ficaram muito mais eficazes ​​na década de 1990, graças à invenção de um dispositivo que poderia usar o tímpano para detectar uma febre.

Em 1991, a Diatek Corporation lançou um termômetro eletrônico cuja tecnologia foi desenvolvida pela NASA, na Califórnia. O propósito original? Leitura de radiação infravermelha emitida por estrelas e planetas.

Alivio para quem sofre com asma

Shutterstock / wavebreakmedia

Quando os astronautas estão no espaço, seus sinais vitais são constantemente monitorados para que possamos entender melhor o que um ambiente sem gravidade faz ao corpo humano.

O Airway Monitoring Experiment está estudando o que o óxido nítrico causa nos pulmões dos astronautas. De acordo com a Agência Espacial Européia , “pequenas quantidades são normais, mas os níveis excessivos causam inflamação das vias aéreas, que também é um sintoma das asma”. Embora seja preciso mais estudo para descobrir como aplicar esses descobertas, são estudos como este que ajudam a moldar nossa compreensão da saúde pulmonar no planeta Terra.

Prevenção da osteoporose

PIXABAY

Devido à falta de atividade física, os astronautas têm uma perda de densidade óssea em uma taxa de aproximadamente dez vezes superior a osteoporose. O exercício diário pode combater a perda, além de uma dose semanal de bifosfonato, duas descobertas que já estão ajudando a aliviar os efeitos do envelhecimento aqui na Terra.

Robôs na sala de cirurgia

PIXABAY

O Canadarm2 foi desenvolvido para que os astronautas pudessem realizar reparos na ISS a partir do conforto da nave, evitando caminhadas espaciais de alto risco.

Uma vez que a tecnologia do braço robótico chegou na Terra, ela já está ajudando a tornar cirurgias mais seguras, realizando procedimentos complicados e delicados – como remover um tumor cerebral.

Aparelhos ortodônticos

PIXABAY

Qualquer um que já usou, ou ainda use, aparelho ortodôntico deve agradecer os astronautas. Os aparelhos atuais são feitos de alumina policristalina, um material que é mais forte do que o aço e foi desenvolvido pela NASA para rastrear mísseis.

 

Fonte: Mashable
Imagens: Reprodução