O comportamento é algo realmente fascinante, porém, misterioso. Alguns momentos nos deparamos com certos comportamentos próprio, aonde paramos e nos perguntamos: “Por que eu estou agindo assim?” ou então “Por que eu fiz isso mesmo?”.
É como se se não existissem respostas para certos padrões de comportamentos. No fim das contas, existe sim um padrão, porém, ele fica escondido na maioria do tempo.
O Segredos do mundo listou alguns efeitos psicológicos que afetam diretamente na nossa conduta, ou seja, conduzem o nosso comportamento em certos momentos.
Confira 9 efeitos psicológicos que afetam diretamente nossa conduta
1 – Efeito de comparação
Esse método usado nos mercados consiste em usar dois preços de um comparação, um representando o “real” valor que custa o objeto – mesmo se estiver errado – e de quanto está sendo vendido naquele momento. Quer um exemplo? Eles colocam uma jaqueta de couro por 300 reais, e acima, dizem que ela vale 800 reais. Você ficará tentado a comprar, inconscientemente pensando que é um bom negócio.
2 – Paradoxo da escolha
Mesmo que você faça a escolha correta, existe mais chances de ser infeliz com ela se tinha muitas opções. Isso acontece por que você estará sempre pensando como seria se tivesse feito outra escolha.
3 – Efeito Pratfall
Na nossa cabeça, quando flertamos com alguém, temos a tendencia a pensar que temos que agir perfeitamente. Acontece que a perfeição é repulsiva, e sempre nos atraímos por aquilo que é mais humano. Então não tenha medo de tropeçar na frente do crush, você ficará mais atraente.
4 – O efeito Kuleshóv
Você já ouviu falar do efeito Kuleshóv? Ele afirma que todo ser humano, sedento por padrões, ao ver duas imagens diferentes seguidamente, tem a tendencia de relaciona-las mentalmente. Isso é muito usado por diretores de cinema e por agências de publicidade na hora de condicionar certas ações.
5 – Corpo negativo
Corpo negativo é uma condição aonde uma pessoa associa todos os seus fracassos pessoais ao fato de se achar muito feia. Na verdade, ela nem é necessariamente feia, porém, seu problema de auto-estima é tão grande que acaba afetando várias partes de sua vida.
6 – Medo da beleza
Pessoas comuns se assustam com outra que é muito bonita, pois além de se sentirem ameaçada e com a auto estima abalada, ela sente medo da comparação. Isso pode ser visto no ônibus ou metro. Uma pessoa comum irá ter grande resistência de se sentar ao lado de uma pessoa muito bonita.
7 – Efeito do acesso difícil
Tudo aquilo que parece difícil de alcançar é o que mais nos atrai. Isso serve em quase todos os âmbitos, de uma fase de um jogo de videogame até aquele crush que, de tão impossível de alcançar, nos atrai mais.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 11 comportamentos que podem ser sintomas de Alzheimer
Fonte: Incrível
Imagem: Júlio Freitas