7 mitos que podem matar você

Se você estiver em situação de perigo sabe o que fazer de verdade ou se baseia em mitos? Por exemplo, está perdido no deserto ou em um lugar congelado, foi ficado por uma cobra, tem um objeto pontiagudo ou cortante enfiado no corpo ou, mesmo está no meio de uma tempestade com inúmeros raios. Você sabe como agir para salvar sua vida nesses momentos?

Ler essa matéria é importante porque hoje vamos mostrar como os mitos, contados pela vovó e o vovô, podem te matar em situações adversas como as mencionadas acima. Isso porque, dependendo da situação, a instrução de um mito, como o de simplesmente sugar o veneno de uma cobra com a boca ou ingerir água de cactos, ao invés de ajudar podem matar, tirar a vida, mandar você dessa para a melhor, fazer você dar um voltinha no céu e assim por diante. Entendeu direitinho?

Então, faça o seguinte: para ter melhores chances de sobrevivência, acompanhe a matéria abaixo, baseada no livro “Emergency: This book will save your life” (Emergência: Este livro salvará a sua vida, em tradução livre), de Neil Strauss e confira alguns mitos populares que, segundo o teórico, podem matar você caso forem seguidos:

1. Beba água de cactos se estiver perdido no deserto

5

Na verdade, se você estiver perdido no deserto e com sede, aguente firme. Beber água de cacto é um mito daqueles que podem matar você, já que o líquido dessas plantas – além de ter uma extração bastante complicada – contém toxinas que vão piorar as coisas para o seu lado, com vômito e cólicas.

2. Se um tubarão atacar, dê um soco no nariz do bicho

2

Mito e morte! A verdade é que a água deixa você muito mais lento e se acertar o bicho no nariz, as chances dele ficar mais irritado do que atordoado são muito maiores. O ideal, na verdade, é não se expor a esse tipo de perigo, no entanto, caso um ataque de tubarão aconteça um dia, ataque o mais rápido que puder os olhos do bicho e suas brânquias, com algo pontudo. Isso pode impedir o tubarão de matar você.

3. Em caso de terremoto, se esconda embaixo do batente da porta

7

Esse é outro mito que pode matar que o atente. Isso porque nas construções modernas os batentes ou portais são frágeis e não suportam o impacto do resto da construção despencando. Antigamente, no entanto, o mito era até válido, já que os patentes das portas eram muito resistentes. Hoje em dia é melhor correr para baixo de uma mesa.

4. Se picado por cobra, chupe o veneno

3

De acordo com Strauss, esse é um mito e sua realização é inútil, já que o veneno da cobra pode se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea. Além disso, ao tentar sugar o veneno pelo ferimento aberto você ainda pode passar bactérias para o lugar machucado, aumentando ainda mais o risco desse acontecimento te matar. A única coisa que realmente dá para fazer é tentar ficar calmo para reduzir a frequência cardíaca e ganhar tempo até chegar a um médico que possa aplicar o soro antiofídico adequado.

5. Se esfaqueado, retire o objeto

4

Por favor não faça isso, pode matar você! Esse é outro mito fatal, já que a retirada da faca, flecha ou de qualquer outro objeto cortante e/ou pontiagudo pode causar outros ferimentos e levar a uma hemorragia intensa. Nessas horas, a melhor coisa a se fazer é ficar imóvel até que um médico ou bombeiro retire o objeto de seu corpo da forma correta, em um lugar os socorros necessários possam ser prestados.

6. Se perdido em lugar congelado, coma neve para matar a fome

1

Ao invés da fome, esse mito pode matar você. Em um lugar frio, o ponto de ter neve por todo canto, sua temperatura corporal já não será das melhores. Se você, ainda por cima, comer a neve é muito provável que sua temperatura cairá ainda mais. O máximo que pode ser feito, nesses casos, é tentar derreter o gelo e beber o líquido em uma temperatura mais adequada.

7. Em tempestades de raios, ao relento, deite no chão

6

Não faça isso de forma alguma. Um raio pode atingir o solo e matar você com a descarga elétrica, queimando seu corpo ou provocando um ataque cardíaco. Então, esqueça esse mito e tente correr agachado, especialmente se for em um campo aperto. Isso porque raios dificilmente conseguem atingir coisas em movimento, ainda mais se elas forem mais baixas que as demais que estiverem expostas e estáticas, como as árvores (sob as quais você também jamais deve ficar).

E ai, você também seguiria esses mitos?