7 sinais de seu cachorro está ficando velho

Eles passam anos do seu lado, nos momentos bons ou ruins, mas a verdade é que a idade também chega para os pets e, de uma hora para outra, você percebe que seu cachorro está ficando velho. E, como ninguém está realmente preparado para isso, a velhice do companheiro de jornada sempre parece inesperada demais, não é verdade?

Mas, afinal, quais são os sinais de que um cachorro está ficando velho? Como identificar os primeiros sinais de velhice, mesmo se o pet não tiver sinais aparentes de que a idade está avançada?

Como todo mundo sabe, estas não são perguntas com respostas exatas. Antigamente, costumavam dizer por aí que para encontrar a idade canina de um cãozinho bastava multiplicar a idade dele por 7. Assim, se um cachorro tivesse 8 anos, ele já estaria idoso, com mais ou menos 56 anos.

5

Método furado

Mas, como já sabemos, este não é um método correto de saber se cachorro está ficando velho. É precisa levar em conta, na hora dessa análise, o estilo de vida do pet e o porte do animal. Isso porque a velhice dos bichinhos nem sempre se resumem aos pelos brancos.

4

Cachorros de porte brande, por exemplo, ficam velhos mais rápido, por volta dos 7 anos. Cães de pequeno porte e gatos que vivem dentre de casa, por outro lado, demoram a apresentar sinais de velhice, o que costuma a acontecer por volta dos 10 anos.

O que considerar

Mesmo assim, segundo especialistas, existem sinais no comportamento dos bichinhos que indicam se eles estão mesmo entrando na terceira idade. Eles ficam menos dispostos que antes, começam a emagrecer ou a engordar e assim por diante.

5

Abaixo, como você vai ver, preparamos uma lista com alguns dos sinais clássicos de que seu cachorro está ficando velho. Os mesmos sintomas, claro, também valem para os gatinhos.

Veja 7 sinais de seu cachorro está ficando velho:

1. Cansaço
2. Falta de apetite
3. Emagrecimento em gatos e aumento de peso em cães
4. Preguiça e desânimo
5. Falta de vontade de brincar ou fazer coisas que sempre gostou
6. Dificuldade de fazer movimentos comuns, como alcançar a ração
7. Dores nas articulações e de coluna

Envelheceu. E agora?

E então, seu companheirinho apresenta estes sinais? Vale lembrar que um cachorro que está ficando velho ou que já é um ancião precisa de muito amor e cuidados.

Não deixe de levá-los ao veterinário, de garantir a eles alimentação correta, sono tranquilo. Evite mudanças na rotina, passeios muito longos, esforços físicos de impacto ou repetitivos, como o movimento de alcançar as tigelas de água e comida, caso elas sejam muito baixas.

1

Outros comportamentos também precisam ser monitorados de perto, já que podem indicar sinais de que algo errado está acontecendo com seu velhinho. São eles:

– beber muita água
– fazer muito xixi,
– xixi ou cocô no local errado
– emagrecer ou engordar muito
– choro ou contração da pele ao fazer carinho ou massagem
– dificuldade de locomoção
– globo ocular opaco
– dificuldade de respiração
– mau hálito e perda de dentes
– tosse

Anotou tudo aí? E, falando em cuidados com seu cachorro, não deixe de conferir ainda: 15 alimentos proibidos para cachorros e que as pessoas não sabem.

Fonte: Estadão