Curiosidades

A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

Os elementos do universo, que o compõe, estão em uma constante alteração graças ao nascimento e a morte das estrelas. Entenda!

A composição da matéria no universo, ou seja, os seus elementos, estão em constante mudança. Isso, graças ao nascimento e a morte das estrelas. Jennifer Johnson, professora de astronomia, cientista da Universidade Estadual do Ohio (EUA) explica em seu artigo para a revista científica Science, como esses elementos se formam conforme estrelas crescem, explodem e se fundem.

Isso fica explicito na quantidade de vezes que a tabela periódica passou por alterações ao longo do tempo. “Por 100 milhões de anos após o Big Bang, não havia nada além de hidrogênio, hélio e lítio. E então começamos a obter carbono e oxigênio e outras coisas realmente importantes. E agora, estamos nos dias de glória da tabela periódica”, explica a autora do artigo.

A mudança dos elementos do universo e a tabela periódica

O químico russo, Dmitri Mendeleev, criou a primeira tabela periódica em 1860, depois de perceber que alguns elementos da natureza se comportam da mesma maneira. A tabela periódica é feita em grande parte da poeira das estrelas. Tudo começa com elas. Veja como ficaram os elementos dispostos no universo ao longo do tempo:

A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

Continua após a publicidade

A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

Quanto mais o tempo passa, mais elementos são descobertos. O processo de criação de elementos é chamado de nucleossíntese, e começou a bilhões de anos atrás com o Big Bang. O hidrogênio e hélio, que são leves, foram os elementos gerados dessa explosão inicial. mais tarde, os elementos mais pesados foram surgindo com o nascimento e a morte das estrelas. Quanto maior a massa de uma estrela, maior a produção dos elementos do universo.

Variedade

A mudança constante e ininterrupta dos elementos do universo

Continua após a publicidade

Estrelas como o sol, fundem hélio e hidrogênio em seu centro, que se fundem com carbono. Dessa forma, após a sua morte, deixa para trás uma anã branca. Quando essas, por sua vez, se fundem e explodem sintetizam outros elementos. Uma vez que estrelas vivem e morrem em diferentes escalas de tempo, diferentes elementos são produzidos dentro desse ciclo. Consequentemente, composição dos elementos no universo muda no decorrer dos anos.

“São necessários vários processos diferentes para que as estrelas criem elementos, e esses processos estão distribuídos de maneira interessante pela tabela periódica. Quando pensamos em todos os elementos do universo, é interessante pensar em quantas estrelas deram suas vidas. É preciso uma boa variedade para nos dar elementos”, concluiu a cientista.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 7 indícios de que não estamos sozinhos no Universo

Fonte: Hypescience 

Continua após a publicidade

Imagem: Universo News

Próxima página »

Escolhidas para você