Já parou pra pensar que as qualidades que você espera de um bairro podem ser muito diferentes das de outra pessoa? Cidades grandes costumam abrigar diferentes perfis de moradores e para cada um deles, um bairro que reúne características para que se sintam em casa.
É o caso das diferentes regiões de São Paulo, que conta com localidades mais boêmias, como a Vila Madalena e a Santa Cecília; mais tradicionais e residenciais – Higienópolis, Jardins e Pompéia são ótimos exemplos; e bairros mais novos e empresariais, entre eles Moema, Vila Olímpia e Vila Nova Conceição. Cada um com suas particularidades.
A qualidade de vida elevada de um bairro residencial
Para muitas pessoas, segurança tem a ver com o entorno. Um bairro onde existe um senso maior de comunidade, áreas comuns que estimulam o convívio e a redução de características mais urbanas como poluição e o grande tráfego de automóveis e pessoas são algumas das características desses bairros mais concentrados em oferecer opções de moradias mais tranquilas.
Alguns bairros nobres de São Paulo reúnem essas características e são ideais para quem quer fugir do caos da cidade grande e deseja criar seus filhos com mais liberdade, como antigamente.
Os benefícios que só um bairro empresarial pode oferecer
Perfeitos para quem deseja morar perto de tudo, os bairros comerciais ganharam mais espaço nas capitais brasileiras por apresentar a vantagem do fácil acesso entre casa e trabalho, além de reunir dezenas de ótimas opções como restaurantes, bares e serviços essenciais para atender aos trabalhadores da região.
Pessoas mais jovens e que buscam otimizar o dia corrido buscam apartamentos nessas regiões e priorizam a segurança e a economia em, por exemplo, não precisar de um carro.
A opção híbrida dos bairros-jardim em grandes cidades
Apresentando os benefícios tanto de locais empresariais quanto de espaços mais residenciais e minimizando os pontos negativos de cada um, os bairros-jardim como o Jardim América e o Jardim Paulistano são excelentes opções de alto padrão para quem busca morar em um lugar tranquilo e ao mesmo tempo perto de tudo que uma cidade grande pode oferecer, como os melhores parques e escolas da região.
O investimento para quem busca conforto, segurança e fácil acesso ao mesmo tempo vale muito a pena, embora os preços tanto de aluguel quanto de compra sejam superiores à média encontrada nessas cidades.
Como saber mais sobre a segurança de um bairro?
Hoje em dia ficou muito mais fácil descobrir profundamente sobre o histórico e características de uma determinada região. Uma rápida busca na internet permite a você saber índices, depoimentos de moradores, notícias e muito mais sobre o bairro em que está localizado aquele imóvel que você namora há algum tempo.
Outro método, mais tradicional mas igualmente eficiente, é conhecer pessoalmente o bairro e programar-se para visitá-lo em diferentes ocasiões como durante a semana ou ao fim dela, de dia ou à noite, etc.
Investir na própria segurança não é má ideia
Independente do bairro escolhido e das características que se procura na hora de comprar ou alugar um apartamento, é interessante avaliar opções como automação residencial em portas e janelas, fechaduras com biometria e câmeras de segurança.
Esses investimentos são práticos, relativamente econômicos e podem ser acessados direto do seu smartphone.
Como cada bairro reúne diferentes características, é bom ter em mente e consultar a sua família sobre o que é ideal para a qualidade de vida de todos vocês. Morar perto do trabalho?
Ruas tranquilas e sem barulho? Fácil acesso a serviços? Que vocês façam uma boa pesquisa e encontrem a melhor opção para vocês!