Curiosidades

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Surpreendentemente, ainda há pessoas que tentam argumentar que a Terra é plana, mas como provamos que ela é redonda?

Nos últimos anos vimos emergir um debate sobre se a Terra é plana ou redonda. Você deve pensar que a resposta parece óbvia, mas muita gente ainda tem dúvidas quanto ao formato do nosso planeta.

Em primeiro lugar, os antigos gregos descobriram que a Terra era uma esfera 2.300 anos atrás, observando a sombra curva do planeta durante um eclipse lunar, quando a Terra passa entre o Sol e a Lua.

No entanto, alguns terraplanistas afirmam que o mundo tem a forma de um disco. Mas, uma Terra em forma de disco também projetaria uma sombra redonda? Bem, isso dependeria da orientação do disco.

Em suma, se a luz solar acertasse o disco de frente, ele teria uma sombra redonda. Mas se a luz atingisse o disco de ponta a ponta, a sombra seria uma linha reta e fina. E se a luz caísse em um ângulo oblíquo, a sombra seria uma elipse em forma de bola de futebol americano.

Continua após a publicidade

Todavia, sabemos que a Terra está girando, então ela não pode apresentar um lado em direção ao Sol vez após vez e sempre redondo, então seu formato não é outro, além de esférico.

Primeiras teorias sobre o formato da Terra

Os antigos gregos também sabiam o tamanho da Terra. Aliás, no século 2 a.C., um pensador chamado Eratóstenes leu que, em certo dia, o povo de Syene, no sul do Egito, relatou ter visto o sol diretamente no alto ao meio-dia.

Mas, em Alexandria, no norte do Egito, naquele mesmo dia na mesma hora, Eratóstenes havia observado o sol estando vários graus acima de sua cabeça. Portanto, se a Terra fosse plana, isso seria impossível.

Continua após a publicidade

Em outras palavras, o sol teria que ter a mesma altura no céu para observadores em todos os lugares, a cada momento no tempo. Medindo o tamanho desse ângulo e conhecendo a distância entre as duas cidades, Eratóstenes foi capaz de calcular o diâmetro da Terra, chegando a um valor de cerca de 15% do valor moderno que é 12.742 km.

Como a exploração marítima prova que a Terra é redonda e não plana?

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Se a terra é realmente plana, então por que Colombo, quando zarpou da Espanha em 1492, não “caiu da borda do mundo?”. Aqui, ja podemos deduzir a resposta.

Ademais, durante a Era da Exploração, os marinheiros europeus notaram que, à medida que navegavam para o sul, “novas” constelações surgiram – estrelas que nunca poderiam ser vistas de suas latitudes natais. Se o mundo fosse plano, as mesmas constelações seriam visíveis de todos os lugares da superfície da Terra.

Continua após a publicidade

Finalmente, em 1522, a tripulação de Ferdinand Magellan se tornou a primeira pessoa a dar a volta ao globo. Como Colombo, Magalhães também partiu da Espanha, em 1519, rumo ao oeste – e em geral continuou rumo ao oeste pelos três anos seguintes. A expedição terminou no ponto de partida (embora sem Magalhães, que foi morto durante uma batalha nas Filipinas).

E por falar em navios e navegações: basta observar um veleiro partindo do porto para ver que seu casco desaparece antes do topo do mastro. Isso acontece porque o navio está viajando ao longo de uma superfície curva; se a Terra fosse plana, o barco pareceria cada vez menor, sem nenhuma parte dele deslizando abaixo do horizonte.

5 experimentos para descobrir se a terra é plana ou redonda

Mas você não precisa de um barco para verificar a forma da Terra. Uma vez que a terra está girando em alguns lugares o sol aparece e em outros a lua aparece. Por exemplo, enquanto aqui no Brasil é dia, no Japão é noite, e vice-versa.

Isso ocorre por causa do movimento de rotação da Terra e do movimento aparente do sol. Portanto, se a Terra fosse plana, seria dia em todos os lugares ao mesmo tempo, seguido pela noite em todos os lugares ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Outros experimentos que você pode fazer para provar que o formato da terra é redondo, incluem:

1. Coloque uma formiga sobre uma laranja

Tente colocar uma formiga para que ela caminhe ao longo da superfície de uma laranja, em seu campo de visão. Se você olhar para a laranja “de frente”, verá o corpo da formiga subindo lentamente do “horizonte” por causa da curvatura da laranja.

Se você fizesse esse experimento com a formiga se aproximando por uma longa estrada em vez de um objeto redondo, o efeito mudaria: a formiga lentamente se “materializaria” no campo de visão.

Continua após a publicidade

2. Experimento com sombras

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Se você fincar uma vara no chão, ela produzirá uma sombra. A sombra se move com o passar do tempo (que é o princípio dos antigos relógios solares). Desse modo, se a Terra fosse plana, dois gravetos em locais diferentes produziriam a mesma sombra.

3. Observe outros planetas com um telescópio

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Esse é um experimento bem simples. Em suma, ao observar outros planetas como Júpiter e Marte por exemplos, vemos minúsculos corpos celestes redondos na imensidão do céu.

Continua após a publicidade

Então, se tantos planetas que foram criados em diferentes locais e sob diferentes circunstâncias mostraram o mesmo formato, é provável que nosso próprio planeta também tenha essa mesma característica.

4. Suba em uma árvore

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Ao subir numa árvore, se a terra fosse plana, sua visão se estenderia exatamente tão longe enquanto se estivesse na base da árvore quanto no topo da árvore. No entanto, quanto mais você subir, mais longe sua linha de visão se estenderá até o horizonte.

Isso ocorre porque partes da Terra que estavam ocultas do seu campo de visão por sua curvatura agora podem ser vistas porque sua posição mudou.

Continua após a publicidade

5. Veja um pôr do sol

Escolha um local agradável de onde você possa assistir ao pôr do sol (chamaremos esse local de ponto A). Idealmente, você teria um horizonte claro à sua frente e atrás de você algum tipo de ponto elevado que você possa acessar rapidamente (uma colina, um prédio com pelo menos dois andares, ou talvez uma árvore a qual chamaremos de ponto B).

Observe o pôr do sol do ponto A e, quando o sol estiver fora de vista, corra para o ponto B. Com a elevação adicionada fornecida pelo ponto B, você deve conseguir ver o sol acima do horizonte. Todavia, se a Terra fosse plana, o sol não seria visível em nenhuma elevação depois de se pôr. Como a Terra é redonda, o sol voltará à sua linha de visão.

Bônus: veja fotografias do espaço

Ainda não se convenceu? Então veja imagens do espaço. Nos últimos 60 anos de exploração espacial, pesquisadores lançaram diversos satélites, sondas e pessoas ao espaço.

Continua após a publicidade

Alguns deles voltaram e outros ainda flutuam pelo sistema solar, e muitos transmitem imagens incríveis para nossos receptores na Terra. Em todas essas fotos, a Terra é esférica.

Além disso, a curvatura da Terra também é visível em muitas fotos tiradas por astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional. Confira algumas dessas imagens a seguir:

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Continua após a publicidade

A Terra é plana ou redonda? 5 experimentos para descobrir a resposta

Agora que você descobriu que o formato da terra é redondo e não plano, leia também: Eclipse solar – o que é, como ocorre, tipos e como observar

Próxima página »

Escolhidas para você