Mundo Animal

Como criar Agapornis – Origem, espécies e curiosidades sobre a ave

Mais conhecida como o pássaro do amor, o agapornis é uma ave exótica, de origem africana. Conheça mais sobre essas aves coloridas.

Você gosta de aves? Então, precisa conhecer a agapornis. Primeiramente, essa ave é um psitacídeo pequeno. Ela mede cerca de 12 a 18 centímetros e tem uma expectativa de vida aproximada de 10 a 18 anos.

Além disso, é uma ave exótica. Portanto, grande parte de suas espécies vem das regiões africanas próximas à linha do equador. Em resumo, é uma ave que lembra muito os mini papagaios que vemos por aqui.

Origem da agapornis

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Casa dos Pássaros

É o pássaro do amor, pois ao traduzir “ágape” é amor e “ornis” é pássaro. Com toda a certeza, essas aves com penas de cores vibrantes no azul, amarelo, laranja e verde são encantadoras para os humanos e os seus parceiros. É até difícil acreditar, mas elas são monogâmicas e escolhem apenas um parceiro para se relacionar.

Basicamente, as espécies mais comuns são: fisher,  personata e o roseicollis. Você vai conhecer mais alguns tipos aqui neste texto.

Continua após a publicidade

Espécies

Agapornis-roseicollis

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Wikiwand

Sua cor é avermelhada na cara e o corpo verde. Além disso, chega a medir de 15 a 17 centímetros. Para identificar se é fêmea ou macho é possível pela coloração, pois geralmente a fêmea é mais pálida.

Agapornis-pullaria

Mascote

Igualmente à roseicollis, essa espécie também possui a cara vermelha e o corpo verde. Ela também chega a medir 15 centímetros.

Continua após a publicidade

Aqui a identificação do sexo acontece pela cor do bico. Assim o bico da fêmea geralmente é mais pálido, já o do macho é bem vermelho.

Agapornis-personata

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Mundo dos Pássaros

Essa é conhecida como mascarada, justamente por conta da coloração preta ou marrom na cara. Além disso, mede entre 12,5 e 15 centímetros.

Continua após a publicidade

Agapornis-lilianae

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Bicho Ideal

Essa é uma das menores agapornis, pois o seu tamanho é de aproximadamente de 13cm. A cabeça é laranja e na parte de trás tem a cor verde que é predominante em todo o corpo.

Agapornis-cana

Wikipedia

A princípio, essa espécie tem origem na ilha de Madagascar e tem aproximadamente 14 centímetros. Então o macho caracteriza-se pela cabeça branca e o resto do corpo com tons de verde, já a fêmea é toda verde.

Agapornis-nigrigenis

Mascotes

Tem o bico vermelho, a cara preta e círculos branco ao redor dos olhos. No entanto, a cor predominante do corpo são tons de verde.

Agapornis-swinderniana

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Pinterest

Essa espécie é original das florestas e, se domesticada, ela logo morre por não se adaptar a nova alimentação.

Continua após a publicidade

Agapornis-fischeri

Agapornis - Conheça essa ave ideal para criar em sua casa
Wikipedia

O que diferencia essa espécie é o início de seu rabo que é azul e que logo depois começa a ficar verde. Já a cabeça é sempre em tons de amarelo ou vermelho. Tem entre 14 e 15 centímetros.

Agapornis-taranta

Flickr

Essa é a maior espécie da ave e chega a medir entre até 18 centímetros. O macho é o único que tem a cara vermelha. No entanto, a fêmea é toda verde.

Habitat para a ave

Como Criar Agapornis – Origem, espécies e curiosidades sobre a ave
Tiendanimal

Forneça uma gaiola grande o suficiente para seu mascote. Aliás, uma gaiola de 60 centímetros de altura por 30 centímetros de comprimento é o tamanho mínimo para um agapornis.

Mas com uma gaiola desse tamanho, você precisa dar a ela um tempo diário fora da gaiola para exercícios e interação. Além disso, providencie alguns poleiros ou galhos, aparas de jornal ou de madeira para cobrir o chão e pratos que não derramem água e comida.

Continua após a publicidade

Um viveiro externo também é uma boa opção se você tiver mais de um pássaro. Certifique-se de que o recinto mantenha a entrada de cães, gatos, aves de rapina, ratos, cobras ou outros predadores.

Dieta dos Agapornis

Tiendanimal

Os agapornis são principalmente comedores de sementes, frutas e grãos. Eles se dão bem comendo uma mistura comercial de ração de qualidade que contém de 12 a 16 por cento de proteína ou uma mistura de sementes de pássaros.

Eles também adoram frutas como maçãs picadas, brócolis, aveia, verduras e minhocas. Cascas de ovo ou ostras esmagadas são uma excelente fonte de cálcio. Você também precisa dar-lhes ração de pássaro para ajudá-los a digerir a comida e um suprimento constante de água fresca.

Saúde e Higiene

Como Criar Agapornis – Origem, espécies e curiosidades sobre a ave
Tiendanimal

Os agapornis são geralmente pássaros saudáveis ​​e resistentes. No entanto, eles são suscetíveis a várias cepas da bactéria Salmonella, uma infecção por protozoário chamada Tricomíase e uma doença intestinal chamada Coccidiose. A melhor maneira de prevenir esses problemas de saúde é limpar regularmente o habitat de seu pássaro.

Continua após a publicidade

Portanto, use pratos de água e comida cobertos para evitar a contaminação por excrementos de pássaros e esterilize-os semanalmente. Se seu pássaro parece letárgico, tem penas caídas ou esvoaçantes ou tem fezes verdes aquosas, coloque-o em quarentena e procure atendimento veterinário imediato.

E aí, gostou da matéria? Veja essa a seguir: Papa-léguas existe de verdade? Qual bicho ele é na vida real?

Fontes: Bicho Ideal; Meus Animais; Melhores Amigos.

Imagens: Wikipedia, Tiendanimal

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você