Como parte da evolução da espécie, várias criaturas desenvolveram formas singulares de se adaptar ou se esconder no ambiente. Certamente, entre os mais impressionantes de todos, estão os animais transparentes.
Alguns deles, por exemplo, conseguem ficar quase 100% escondidos numa aparência sem cor. Em outros casos, a característica nem sempre esteve presente e só surgiu a partir de processos evolutivos mais recentes.
Sendo assim, aqui estão alguns dos principais animais transparentes conhecidos.
24 animais transparentes classificados pela ciência
Peixe-cirurgião transparente
O peixe-cirurgião vive em mares tropicais e pertence à família Acanthuridae, a mesma que incluí peixes semelhantes à Dory, de Procurando Nemo.
Caravela-portuguesa
A espécie Physalia physalis é frequentemente confundida com água-viva, mas é uma caravela. O animal transparente fica praticamente invisível nas águas, oferecendo riscos a partir de sua picada tóxica e dolorida.
Borboleta-asa-de-vidro
As borboletas são muito reconhecidas por asas coloridas e destacadas, mas não é esse o caso da borboleta transparente, que utiliza a habilidade para se esconder de predadores.
Peixe-gelo-preto
O peixe Chaenocephalus Aceratus possui o corpo transparente, deixando seu frágil esqueleto à mostra no oceano.
Groselha-do-mar
O animal parece uma bolinha de vidro, mas na verdade possui tentáculos com 20 vezes o tamanho do próprio corpo, utilizados para capturar e envolver suas presas.
Camarão-fantasma
O Palaemonetes paludosus é um camarão transparente típico de águas frescas de lagos do sudeste dos Estados Unidos. Além disso, alimenta-se de plâncton e utiliza a habilidade de transparência como camuflagem.
Salpa Maxima
A Salpa Maxima é uma estrutura de tunicados planctónicos da família Salpidaeis com forma gelatinosa semelhante a um barril. Dessa maneira, consegue realizar movimentos de contração para bombear água e se mover.
Sapo-de-vidro
Originalmente, o sapo-de-vidro é encontrado em tons de verde, assim como a maioria dos exemplares de sapos. No entanto, alguns indivíduos da família Centrolenidae são encontrados totalmente transparentes.
Cystisoma Neptuni
O animal tem uma camuflagem tão eficaz que não pode ser visto naturalmente, mas somente com fotos feitas com flash.
Água-viva imortal
A criatura já chama atenção por ser transparente, mas seu feito mais incrível é conseguir controlar o seu ciclo de vida de forma a permanecer imortal.
Polvo-de-vidro
O polvo totalmente transparente parece uma escultura feita com vidro, mas na verdade tem o corpo gelatinoso. Além disso, tem tamanho de 11 a 45 cm e pode ser encontrado em ares tropicais.
Lesma-do-mar
A lesma-do-mar chega no máximo a 5,5 cm de comprimento, mas consegue utilizar seu “chifre” para intimidar águas-vivas e imitar o comportamento de peixes.
Enguia-de-vidro
Em média, a enguia transparente pode ter entre 60 e 80 cm, mas existem exemplares registrados com mais de 1,5m. Além disso, em cativeiro pode viver até 150 anos.
Filhote de baiacu-chifrudo
Durante o início da vida, o filhote de baiacu-chifrudo apresenta o corpo transparente. Além disso, costuma boiar na maior parte do tempo, ao invés de nadar.
Besouro-de-ouro
Dependendo da fase da vida, o besouro-de-ouro, ou besouro tartaruga, pode apresentar tonalidades diferentes. Quando está em situações de estresse, por exemplo, é comum que fique com tons avermelhados.
Anjo-do-mar
O molusco recebe esse nome por conta de sua aparência, que lembra as asas de anjos durante o movimento pela água.
Lula-vítrea
As lulas-vítreas pertencem à família Cranchiidae e, por isso, agrupam cerca de 60 espécies que podem variar de 3 a 10 cm de comprimento. A principal função da camuflagem da lula é esconder de predadores, mas o animal também usa o talento de ficar transparente para capturar presas com furtividade.
Caracol com concha transparente
Os caracóis da Zospeum tholussum não possuem todo o corpo transparente, mas são revestidos por conchas translúcidas que eles sejam vistos mesmo por trás delas.
Peixe-fantasma
Também conhecido como Macropinna microstoma, o peixe-fantasma possui uma cabeça completamente transparente. Além da camuflagem, a característica permite que o peixe gire os olhos e enxergue em várias direções.
Peixe-zebra transparente
A espécie foi criada recentemente, em 2008, por cientistas que pesquisam a disseminação de doenças, como o câncer, por exemplo. Graças ao estudo dos peixes transparentes, os cientistas podem acompanhar o crescimento de tumores em tempo real.
Cyanogaster noctivaga
O outro tipo de peixe transparente tem hábitos noturnos e é natural do Rio Negro, na Amazônia, ou seja, combina a aparência com o habitat para se camuflar com eficiência.
Eurycea sosorum
A salamandra ocorre exclusivamente em Barton Springs, fontes naturais encontradas Austin, Texas (EUA), e por isso é classificada como ameaçada, desde 1997.
Pupas transparentes
Esses animais não são necessariamente transparentes, mas podem exibir a característica em momentos específicos da vida. Algumas espécies de lagartas, por exemplo, constroem pupas transparentes antes de se transformarem em mariposas ou borboletas.
Fontes: Incrível, HypeScience
Imagens: Texas Parks & Wildlife, Clan Warrior, Entra na Ciência, ebuy7, Gizmodo, topbiologia, Tree of Life, CGTN, Nudibranch, Woods Hole Oceanographic Institution, Tudo Interessante, Vert, BoredPanda