Não tem jeito de fugir. O calorão chegou de jeito e castiga boa parte do Brasil com seus dias quentes, sem nenhuma gotinha de chuva para contar história. O resultado disso, como você deve estar sentindo na pele, não é nada agradável e chega a nos fazer refletir se existe muita diferença desses dias de altas temperaturas para a realidade do tão temido inferno.
A coisa fica ainda pior quando o ventilador já não dá mais jeito na situação e a grana está curta para bancar um ar-condicionado, não é mesmo? Mas, acredite, seus problemas acabaram. Ao invés de ficar colocando gelo na nuca (clique para ler), hoje você vai aprender a fazer um ar-condicionado caseiro e portátil! Coisa fina, hein?
Isso mesmo, com seu ar-condicionado caseiro, agora, seus dias vão ser mais amenos e você vai matar seus vizinhos de inveja da refrescância de sua casa. E o melhor de tudo: sem gastar quase nada!
E, se você está pensando aí se é mesmo possível construir um ar-condicionado caseiro, fique sabendo que é totalmente possível, rápido e prático. Você só vai precisar de algumas ferramentas, que você pode tomar emprestadas daquele tipo que tem de tudo e tirar o escorpião do bolso para comprar umas coisinhas poucas.
Quer aprender a fazer seu próprio ar-condicionado caseiro e mandar para longe esse calorão? Então se liga aí na lista de materiais que você vai precisar e siga o passo-a-passo da construção dessa engenhoca.
Materiais
1 balde de 5 litros
1 balde de isopor (que se encaixe no interior do balde de plástico)
3 pedaços de tubos PVC de, aproximadamente, 80mm de diâmetro
1 serra comum
1 serra copo (seguindo o diâmetro d0 PVC)
1 ventilador pequeno
1 galão de água congelada
Faça seu ar-condicionado caseiro:
1. A primeira coisa a ser feita é marcar, no balde a circunferência do ventilador;
2. Com a ajuda de uma serra, e com muito cuidado, corte a tampa do balde, seguindo o molde circular que você fez;
3. Repita os mesmos dois procedimentos anteriores com o balde de isopor, caso ele tenha uma tampa. Aproveite também para cortar a haste do ventilado, que prenderia ele ao suporte;
4. Com a serra copo, corte 3 círculos no corpo do balde, como mostra a imagem. Lembre-se neles serão encaixados os tubos PVC;
5. Agora chegou a fez dos próprios tubos PVC. Eles precisam ser 3, de mais ou menos 10 centímetros;
6. Agora, chegou a hora de montar seu ar-condicionado caseiro:
. Encaixe os tubos PVC no círculos laterais do balde;
. Encaixe o balde de isopor dentro do balde de plástico e encaixe o ventilador nas tampas do balde de plástico e do balde de isopor;
. Por último, coloque o galão de água no interior dos baldes e tampe.
7. Ligue e aproveite seu ar-condicionado caseiro… pelo menos até a água descongelar.
E agora? Só passa calor quem quer, não é mesmo?
Mas, enquanto seu ar-condicionado caseiro e portátil não fica pronto, descubra também: 14 curiosidades sobre o suor que você não sabia.
Fonte e imagens: Receitas e Dicas Rápidas