O Arco de Galério, mais conhecido como Kamara, está localizado em Tessalônica, na região da Macedônia na Grécia. Desse modo, o arco quádruplo fazia parte do grande complexo de edifícios que incluía o Palácio de Galério, o Hipódromo e a Rotunda.
O monumento foi construído no final do século III e início do século IV para homenagear as vitórias do imperador Galério contra os persas na Ásia Menor e na Síria.
Como resultado, o arco integra os 15 monumentos bizantinos de Tessalônica que foram incluídos na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO em 1988. Além disso, ele mantém a glória da supremacia de Galério e é um acréscimo a rotunda e ao palácio, cujas ruínas podem ser admiradas na mesma área.
Estrutura do Arco
O Arco de Galério possui quatro colunas centrais que sustentavam uma cúpula e, portanto, criavam arcos. Quatro portões foram formados com dois portões na rua Egnatia e os outros dois na rua Demetriou Gounari, além de uma estrada que vai do Palácio até a Rotunda. Apenas duas das quatro colunas permanecem desta estrutura impressionante.
Ademais, seus relevos representam as vitórias de Galério contra os persas e as celebrações triunfais. Por este motivo, entre as esculturas é possível ver cenas de guerra, batalhas, triunfos, cerimônias e sacrifícios.
Por outro lado, Diocleciano, Maximiano e Constantino, os outros três da Tetrarquia Romana, também podem ser observados no relevo rodeado por deuses e formas da tradição romana.
Rotunda de Galério
A Rotunda, também construída no início do século IV, é um antigo e impressionante monumento romano que faz parte do complexo de edifícios do Imperador Galério.
Desse modo, o edifício cilíndrico tinha inicialmente um diâmetro interno de 24,5m e 30m de altura, enquanto as paredes têm 6,3m de espessura e no interior têm oito abóbadas. No final do século 4, o imperador Teodósio, o Grande, foi batizado como cristão em Tessalônica e converteu o mausoléu em uma igreja cristã.
Como resultado, o santuário e o corredor perimétrico foram adicionados e o portão oeste foi aberto para se tornar a entrada principal em vez do lado sul.
Os cristãos decoraram as paredes da Rotunda com um mosaico de variedade de cores, enquanto a figura de Cristo era representada no centro da cúpula em uma esfera brilhante, nas cores do arco-íris. Atualmente, poucas formas podem ser observadas dessa composição.
No entanto, abaixo da cúpula, figuras de anjos, mártires e santos dos primeiros tempos cristãos são representados e preservados em uma condição melhor. A igreja foi dedicada a Cristo e aos Arcanjos, e durante os séculos X a XII foi a catedral de Tessalônica.
Curiosamente, durante a ocupação turca, a Rotunda foi transformada em mesquita e o minarete, que fica em frente a ela, foi construído em 1591. Após a libertação da cidade, em 1912, o prédio foi reformado em uma igreja cristã com o nome de São Jorge. Por fim, o nome Rotunda prevaleceu devido à forma cilíndrica do monumento.
Palácio de Galério
Como lido acima, dentro desse complexo, havia o palácio de Galério localizado na atual Praça Navarinou e na rua Dimitriou Gounari. Além disso, a construção tinha vista para o mar e era composta por inúmeros cômodos, a maior parte deles atualmente destruídos.
No entanto, algumas partes dignas de menção do palácio real foram preservadas e suas ruínas ainda são visíveis, indicando suas dimensões e luxuosidade.
Segundo as estimativas dos pesquisadores, o imponente Complexo Galeriano, ocupava uma área de 120.000 m². Seu limite norte era a Rotunda, os edifícios circundantes e a via processional, que se perderam com a reconstrução. Ele foi seguido pelo arco de Galério e o complexo de edifícios do palácio principal. A leste ficava o hipódromo, enquanto as paredes do mar eram o limite sul do complexo.
Gostou desse artigo e que saber mais sobre outras importantes construções? Então, leia a seguir: Castelos – 35 construções impressionantes ao redor do mundo
Fontes: Itinari, Terra Santa
Fotos: Pinterest