Bebês aprendem a sorrir para manipular os adultos, segundo a Ciência

Tem alguma coisa mais eficiente para derreter corações que um bebezinho sorrindo? Embora eles sejam bem fofinhos e engraçadinhos, a verdade é que eles não são tão inocentes assim. Segundo os cientistas, os bebês aprendem a sorrir para manipular os sentimentos dos adultos.

Desenvolvido na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o estudo foi ainda além no assunto. Conforme o coordenador, psicólogo Javier Movellan, os bebês aprendem a sorrir e calculam a hora certa para conseguir o máximo de atenção e de simpatia dos que estão em sua volta.

A pesquisa mostrou ainda que essa “sapiência” dos bebês não demorar a aparecer. Antes mesmo de completar os quatro meses de vida, os bebês aprendem a sorrir na hora certa e desenvolvem ainda um senso de quão rápido devem fazê-lo para ganhar atenção.

Isso sem contar que eles desenvolvem também a percepção de quanto tempo devem fazer contato visual. Dá para acreditar?

Bebê robô

Agora, se você está se perguntando como foi possível chegar a conclusões tão precisas sobre o funcionamento da cabeça dos bebês, fique sabendo que o método de estudo foi um tanto controverso. A equipe de pesquisadores utilizaram um bebê robô, apelidado de Diego-San, para realizar os experimentos com os estudantes da universidade.

Os testes mostraram que quando o robozinho sorria espontaneamente, ele não conseguia tanta atenção dos que estão ao seu redor. Por outro lado, quando ele calculava o momento certo de sorrir e demonstrar sua alegria, as pessoas acabavam “fisgadas” e correspondiam de forma mais intensa.

Os cientistas acreditam que o estudo, mesmo sendo baseado nas reações de um robô, seja útil para a compreensão dos bebês. Eles apostam que seja possível utilizar os dados dos experimentos para ajudar outros psicólogos a investigar novas formas de testes durante o desenvolvimento das crianças. É possível que a pesquisa ajude ainda a identificar o autismo desde os primeiros meses de vida.

Afinal, por que os bebês aprendem a sorrir e a manipular?

Mesmo se tratando de uma grande descoberta, os psicólogos responsáveis pelo estudo ainda não sabem afirmar com qual intenção os bebês manipulam seus pais e os demais adultos. A teoria mais aceita até agora é de que os bebês aprendem a sorrir para fazer com que as pessoas ao redor se sintam melhor, principalmente com relação aos pais.

E você, já desconfiava desse poder de persuasão dos bebês? Na nossa opinião, pode até ser proposital, mas ninguém vai deixar de achá-los adoráveis quando riem!

Agora, falando sobre os bebezinhos, você pode gostar de conferir ainda: Como é a visão dos bebês? A ciência revela.

Fonte: Revista Galileu