Saúde

7 benefícios que o consumo de água tônica pode trazer para a saúde

A água tônica é melhor usada como misturador para uma variedade de coquetéis como a famosa gin tônica, saiba mais sobre ela neste artigo.

A água tônica é uma água gaseificada com quinina dissolvida e açúcares frequentemente adicionados. A quinina é obtida da casca da árvore cinchona, uma árvore comum no Caribe, América Central, América do Sul (principalmente na Amazônia) e algumas partes da África.

Aliás, a própria quinina tem uma história interessante. Foi originalmente usado como forma de combater a malária e fornecida na forma de uma pílula. De alguma forma, essa bebida potente tem um componente que pode ser bom para a saúde. Continue lendo para conhecer os principais benefícios da água tônica.

7 benefícios da água tônica para a saúde

1. Pode ajudar a combater a malária

Conforme descrito em sua história, a quinina é conhecida por ter efeitos antimaláricos. O mosquito Anopheles transmite a infecção da Malária aos humanos que se apresentam. A quinina pode destruir o esquizonte dos parasitas da malária.

E também pode matar os parasitas protozoários Plasmodium vivax e Plasmodium malariae. Em vários países, o uso de quinina é importante no tratamento da malária.

Continua após a publicidade

2. Contém propriedades antipiréticas

Estudos afirmam que a quinina pode reduzir a febre ou prevenir a febre. Se a quinina for usada antes da administração de um medicamento, juntamente com outras drogas, ocorre uma rápida queda na temperatura corporal.

Outro estudo revelou que a quinina tem potenciais propriedades anti-inflamatórias e antipiréticas. Isso pode ser um importante acréscimo à atividade antiplasmodial para malária cerebral.

Continua após a publicidade

3. Pode ajudar no controle de peso

Em um estudo in vitro, a suplementação dietética incorporada com quinina mostrou uma diminuição na ingestão alimentar e no peso corporal em ratos. Portanto, este composto pode ser útil no controle de peso. Contudo, mais estudos em humanos serão necessários para confirmar essa afirmação.

4. Regula o consumo de álcool

A água tônica tem uma doçura especial e efervescente que é diferente da água alcalina. Assim, pode ajudar as pessoas que estão tentando regular sua ingestão de álcool. Além disso, pode dar às pessoas mais energia que elas precisam após um longo dia de trabalho.

Continua após a publicidade

5. Melhora a digestão

Em várias culturas, acredita-se que a quinina ajuda a preparar seu sistema digestivo para uma refeição. Além de deixá-lo pronto para comer, aquele coquetel de gin antes do jantar pode ajudá-lo a apreciar mais sua comida. Aliás, um estudo descobriu que os indivíduos que receberam álcool antes de uma refeição experimentaram maior resposta aos aromas de seus alimentos.

6. Ajuda na cicatrização

A quinina também é vista como potencial antioxidante devido à neutralização de radicais livres responsáveis pela oxidação das células. Assim, acredita-se que o consumo da bebida auxilia na regeneração da pele, saúde capilar, prevenção de acne e rugas.

7. Possui efeito antioxidante

Por fim, outro benefício associado é o alívio da queimação e da sensação de peso no estômago, levando a um processo de eliminação de toxinas presentes no corpo.

Quem não deve beber água tônica?

Se você tiver um ritmo cardíaco irregular, baixo nível de açúcar no sangue, problemas hepáticos ou renais evite beber água tônica. Também é aconselhável que as mulheres grávidas se abstenham de consumir a bebida.

Continua após a publicidade

Além disso, o uso regular de água tônica pode causar reações adversas, como náuseas, dores de estômago, diarreia, vômitos e nervosismo. Os efeitos colaterais prejudiciais incluem batimentos cardíacos irregulares, danos renais e sangramento.

Fontes: Loja Museu da Gula, The gin flavors, Casa Prática Qualitá, Shopee

Então, gostou deste artigo? Pois, veja outros conteúdos que podem interessar:

Bebidas energéticas: 10 curiosidades que você não sabia sobre elas
Kofola, a bebida criada na Guerra Fria para competir com a Coca-Cola e a Pepsi
História do gim: origem e difusão da bebida no mundo
História do Vinho – Fatos e curiosidades sobre a origem da bebida
Tereré, o que é? História da tradicional bebida Sul-americana
Cerveja – História da bebida, fabricação e principais tipos
Absinto, o que é? História e curiosidades sobre a bebida

Continua após a publicidade

Próxima página »

Escolhidas para você