Café pode melhorar a memória se for consumido na hora certa

Qual o momento do dia que você tem mais vontade de tomar café? Embora os fanáticos pela bebida possam dizer que toda hora é hora para um cafezinho, a verdade é que o momento que você consome esse “elixir” da vida importa sim. Segundo a Ciência, ele pode melhorar a memória, se tomado na hora certa.

De acordo com o estudo, realizado pela Universidade de Boston, a cafeína tem o potencial de deixar nossa memória mais eficiente, mas para isso, você deve respeitar as necessidades de seu corpo. Adultos mais jovens, por exemplo, precisam beber café pela manhã, enquanto os mais velhos se beneficiam mais com a bebida no período da tarde.

Para melhorar a memória de pessoas mais velhas

A pesquisa, conduzida pela pós-doutoranda Stephanie Sherman, tinha a intenção de investigar as consequências que o café poderia ter na memória humana. Mas, no decorrer do estudo, a pesquisadora se deparou com os resultados de outro cientista, Lee Ryan.

Os estudos do pesquisador sugeriam que o café pode melhorar a memória de pessoas mais velhas se tomado no meio da tarde, já que este é o momento que elas mais costumam se sentir cansadas.

Para melhorar a memória de pessoas mais jovens

Para averiguar essa teoria, Sherman fez experiências com grupos de pessoas mais jovens, que tomaram café em dois momentos do dia: às 7h da manhã e às 2h da tarde. O que ela pode observar foi que, entre 18 e 21 anos, se sentem mais cansadas pela manhã e relataram se sentir mais despertos ao ingerirem a cafeína.

Esse mesmo grupo, à tarde, no entanto, não relatava sentir qualquer diferença na disposição. Os testes de memória dos voluntários que consumiam café (com cafeina) também apresentaram mais resultados positivos pela manhã, logo após tomar uma xícara generosa da bebida.

Interessante, não? Com base nessa matéria, qual o horário que você mais precisa tomar café: de manhã ou a tarde? Não deixe de nos contar nos comentários.

Agora, se você não é muito fã de café e quer aproveitar também os “milagres” da cafeína no organismo, essa outra matéria pode ajudar: Conheça os alimentos que mais contém cafeína no mundo.

Fonte: Revista Galileu