Você fala demais? Talvez você não tagarele o tempo todo, mas as vezes pode sair do controle. Acima de tudo, existem momentos em que nós precisamos falar. Em contraste, existem algumas pessoas que realmente não conseguem calar a boca. Definitivamente, elas aproveitam todo silêncio para preencher com milhares de palavras.
Certamente podem existir várias explicações para quem fala demais, e elas podem variar. Entre elas pode constar a personalidade, um hábito familiar, carência, distúrbio de ansiedade ou até mesmo uma mania. Quando falar demais passa a atrapalhar a vida de uma pessoa, está na hora de tomar atitudes.
Como parar de falar?
Primeiramente, se você quer falar menos, é preciso ter auto-conhecimento. Como instrumento de socialização, a comunicação é a expressão de nós mesmos. Para ser feita com eficácia, é necessário conhecer a si mesmo. Consequentemente, quando você se conhece o suficiente, você tem maior poder para se controlar quando perceber que está passando dos limites.
Ainda assim, certamente para fazer isso, é necessário ter consciência que você fala demais. Depois que você percebe que fala demais, é necessário entender por que você faz isso. Quando você começa uma investigação e descobre o que te leva a fazer isso, poderá tratar o problema da raiz. Talvez uma terapia possa ajudar.
Provavelmente você vai conseguir descobrir que fala demais, observando os sinais dos seus ouvintes. As pessoas costumam dar sinais corporais de impaciência ou falta de interesse. Preste atenção se os braços estão cerrados, se os olhos estão se revirando ou se a pessoa está pensando em outra coisa enquanto você fala.
Como pedir para alguém calar a boca?
Se você não fala demais, certamente você conhece alguém que fala. Da mesma forma que isso pode incomodar, também pode gerar momentos de muito desconforto e até atrapalhar uma relação. Então nós vamos te ensinar a pedir para alguém calar a boca.
1 – Interrompa gentilmente
Você sabe que apesar de não estar a vontade, não precisa ser mal educado. Então o primeiro passo é interromper a pessoa gentilmente. Consequentemente, comente que você está atrasado ou mesmo que surgiu uma emergência e precisa sair.
2 – Identifique a situação
Primeiramente, você precisa identificar a situação em que está inserido. Se por acaso encontrar alguém na rua, enquanto fazia outra coisa, e a pessoa começar a falar sem parar, não é falta de educação interromper ela e sair.
3 – Para de dar atenção
Se você já falou que precisa sair, e a pessoa continuar falando, sinta-se no seu direito de bloquear sua atenção. Se ela acha que tem o direito de te atacar com tanta informação, você tem o direito de não ouvir.
4 – Gestos
Leves batidas no relógio pode indicar que o tempo acabou .No meio da conversa, comece a bocejar e olhar para o lado, até a pessoa entender que você está cansado e precisa ir embora.
5 – Junte-se a outras pessoas
Junte-se a outras pessoas conhecidas para conversar. Evite que o falador vá atrás de você, e se for, use novamente os gestos para deixar claro que está cansado de ouvir essa falação sem fim.
6 – Invente uma desculpa
Se nada resolveu, invente uma desculpa na cara dura. Use sua criatividade: “preciso ir dar comida para o meu cachorro”, “meu pai está me esperando para o almoço” ou mesmo “preciso ir fazer meu suco de uva, tchau!”.
7 – Cala a boca
Chega, você tentou de tudo e não funcionou? Então está na hora de ser rude. Diga para a pessoa que ela está falando demais e que não dá mais. Depois, mais tarde, peça desculpa. Já terá passado um tempo para a pessoa refletir.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Perguntas interessantes para fazer em uma conversa
Imagem: Google Discovery JRM Interessante Saber