Curiosidades

Cecê – o que é, o que causa e como surgiu esse termo?

O famoso cecê é aquele cheiro desagradável que surge debaixo do braço depois de algum tempo, e hoje vamos te explicar por que ele aparece.

Provavelmente depois de um longo dia de trabalho, hora ou outra você coloca o nariz em meio as axilas para ver como está a situação. Parece indelicado? Pode até ser, mas é a verdade. Ninguém gosta de ficar cheirando mal, porém, de vez em quando acabamos percebendo que o cecê pode estar um pouco forte.

Aliás, para quem não sabe, o cecê também é chamado de bromidrose axilar. Ele se trata de uma condição comum em adolescentes e adultos. Seu principal causador é o suor corporal, que é normal; e normalmente vem acompanhado por um mau cheiro.

O odor característico do cecê, inclusive, é resultado da ação de bactérias que se proliferam nas regiões mais quentes do corpo. A axila e virilha são ótimos exemplos disso.

Finalmente podemos afirmar que na maior parte dos casos pode ser combatido com medidas de higiene e remédios naturais. O Segredos do Mundo vai te contar um pouco mais a fundo como isso funciona.

Continua após a publicidade

O cecê

Qual é a verdadeira causa do famoso cecê e como surgiu esse termo

Inicialmente podemos dizer que a bromidrose tem como principal sintoma o odor intenso. O cheiro é tão forte que chega a ser desagradável, para si mesmo e para quem está em volta. O cheiro ruim é resultado do encontro entre o suor produzido pelas glândulas apócrinas e as bactérias que se alojam em algumas partes do corpo.

Existem glândulas sudoríparas espalhadas por toda a pele. Primeiramente, é preciso dizer que elas são as responsáveis pela produção do suor. Além disso, existem no corpo humano dois tipos de glândulas sudoríparas. Elas são as écrinas e as apócrinas.

O primeiro grupo têm função termorreguladora e está distribuído ao longo de toda a superfície do corpo desde o nascimento do bebê, permanecendo ativo até a velhice. Essas glândulas eliminam pelos poros água e alguns sais que não se decompõem, ou seja, o suor. Além disso elas praticamente não exalam nenhum cheiro.

Continua após a publicidade

Também existem as glândulas apócrinas. Elas se desenvolvem no início da adolescência em apenas algumas regiões do corpo, como axilas, área genital, couro cabeludo e ao redor dos mamilos. O suor que secretam é eliminado através dos folículos pilosos, contendo restos celulares e do metabolismo que podem produzir odores desagradáveis quando expostos à ação de bactérias e fungos.

Esses odores recebem o nome de bromidrose. Segundo o Manual Merck é uma “condição de odor fétido devido à ação de bactérias e leveduras que decompõem o suor e restos celulares”. Quando o cheiro se concentra na região da axila, a condição é chamada de bromidrose axilar. Neste último caso também popularmente conhecida como cecê.

Bromidrose Axilar

Qual é a verdadeira causa do famoso cecê e como surgiu esse termo

A bromidrose axilar só se manifesta em adolescentes e adultos. Se o cheiro de cecê for muito forte, pode ser necessário procurar um médico dermatologista. O tratamento é baseado na interferência sobre as bactérias que habitam a pele nas regiões mais quentes. Os casos mais sérios podem exigir o uso de antibiótico tópico, para modificar o tipo e a quantidade das bactérias presentes nessas regiões.

Continua após a publicidade

Além disso, diabetes, alcoolismo, alimentos como cebola, alho e pimentas, alguns antibióticos e certos hormônios também podem ser os responsáveis pela alteração no cheiro do suor.

Para acabar com o cecê existem algumas opções. Primeiramente esteja atento à higiene pessoal e sempre seque bem a pele depois do banho. Além disso, prefira sabonetes antissépticos e desodorantes antiperspirantes. Também troque de roupas todos os dias e use produtos para eliminar os odores durante a lavagem das roupas.

Finalmente é preciso dizer para evitar roupas de tecido sintético e optar sempre por peças de puro algodão. Por último, deixe os sapatos ventilarem após o uso e prefira calçados abertos e fabricados com matérias-primas naturais.

Como surgiu o termo cecê

Qual é a verdadeira causa do famoso cecê e como surgiu esse termo

Continua após a publicidade

Finalmente, como surgiu o termo cecê? A origem do vocábulo parte de uma propaganda de sabonetes. A campanha publicitária americana do produto fez grande sucesso ao exaltar a capacidade de combater o B.O.: ‘body odor’ (ou o odor corporal).

Na década de 1940, o produto começou a ser comercializado por aqui com a mesma estratégia publicitária. Mas, para adequar a linguagem ao público brasileiro, traduziu-se B.O. para C.C., o cheiro do corpo. Consequentemente o termo se popularizou pelo Brasil de tal forma que foi incorporado à língua.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: 8 alimentos que alteram o cheiro do corpo humano

Fonte: Ecycle Rexona

Continua após a publicidade

Imagem: Google News Suor Axilar Perfil Mulher

Próxima página »

Escolhidas para você