Diabetes: os primeiros sinais antes mesmo dos sintomas aparecerem

Doença crônica, a diabetes é um mal que acomete grande parte da população mundial, sendo que ela está entre as doenças que mais matam no mundo. Ela se caracteriza pela elevação de açúcar no sangue, e basicamente é classificada em dois tipos: diabetes tipo 1 e tipo 2.

Na do tipo 1, o pâncreas perde sua capacidade de produzir insulina, onde as células que produzem a insulina são atacas pelos anticorpos, decorrente de uma falha no sistema imunológico. Esta pode ocorrer em qualquer faixa etária, porém, geralmente costuma acontecer em jovens, crianças e adultos.

Já, com relação a diabetes do tipo 2, o que acontece é uma combinação de fatores. Nesse caso, a resistência do corpo à insulina aumenta, ao mesmo tempo em que a produção natural de insulina pelo organismo diminuiu. Isso geralmente acontece em pacientes com faixa etária acima dos 50 anos e com excesso de peso.

Sintomas comuns da diabetes

Como você já teve oportunidade de conferir aqui, nessa outra matéria do Segredos do Mundo, a diabetes é uma doença silenciosa, cujos sintomas podem passar facilmente despercebidos. Vontade de fazer xixi toda hora, aumento da sede e vários os sintomas são clássicos da doença, embora pareçam coisas inocentes no dia a dia.

Pessoas com diabetes tipo 1, por exemplo, costumam perder peso, ficarem nervosas o tempo todo sem motivo e sofrer com mudanças bruscas de humor, sentir sede constante, fraqueza, fadiga, fome, náuseas e vômitos.

Já, quem desenvolve o tipo 2, costuma sofrer com dificuldade na cicatrização, com infecções frequentes, furúnculos, formigamento nos pés, alteração na visão e assim por diante.

Primeiros Sinais da diabetes

Mas, segundo especialistas, esses não são os únicos alertas do corpo aos quais devemos ficar atentos. Antes mesmo desses sintomas começarem a indicar a presenta de diabetes, alguns outros sinais podem indicar que algo não vai bem no organismo e que esse “algo” pode estar ligado à quantidade de açúcar em nosso sangue.

Dentre os sintomas os primeiros sinais e mais comuns de diabetes são:

Visão Turva

A diabetes pode afetar o nervo ótico, e por causa dos níveis elevados de glicose no sangue a visão pode ficar desfocada e turva.

Perda de Peso

Em um curto espaço de tempo, pode haver a perda de peso, pois a frequência em urinar e a incapacidade do corpo em absorver açúcar podem gerar esse sintoma.

Infecções

Tendo o organismo grande circulação de açúcar, pode haver dificuldades no sentido de curar as infecções.

Formigamento

Tanto nas mãos como nos pés, o formigamento é um sintoma da doença que pode indicar um dano nos vasos sanguíneos ou nervos.

Sede frequente

Dado os níveis elevados de glicose no sangue e a falta de energia, a sede frequente aliada a outros sintomas pode sinalizar a diabetes.

Fadiga

Com a diabetes, as células do corpo ficam impedidas de receber o alimento de forma correta, comprometendo assim a obtenção de energia, gerando com isso, cansaço, exaustão, fadiga.

Irritabilidade

Mudanças de humor repentinas, onde a irritabilidade aparece do nada, sem motivo algum, pode ser um sinal de diabetes.

Confusão

Falta de concentração e confusão mental são sinais da doença em alguns pacientes.

Fome excessiva

Com a diabetes, o organismo não consegue converte o açúcar em energia, sendo assim, ele faz uma busca constante por alimentos, com isso a fome excessiva sem nenhuma razão específica, pode indicar um quadro de diabetes.

Embora esses sinais iniciais possam sinalizar a doença, a melhor opção é submeter-se à testes específicos e seguir orientações médicas. Sendo que, atividades físicas e alimentação correta e saudável são um forte aliado na prevenção e controle da diabetes.

Por fim, embora esse seja uma doença crônica, os avanços tecnológicos e científicos possibilitam o tratamento para os mais diversos casos de diabetes, mas o principal, sem dúvidas, é trabalhar o autocontrole e desenvolver o senso de responsabilidade por nossa saúde.

E então, você já percebeu algum desses sintomas em você? Sua família tem histórico da doença? Qual foi a última vez que você fez o controle dos seus níveis de açúcar no sangue? Não durma no ponto, como já dissemos e ressaltamos, essa é uma doença silenciosa!

Agora, falando em doenças crônicas, você talvez precise de informar também sobre essa outra a seguir: O que é vitiligo? Entenda a doença e como ela surge.

Fonte: Muito Chique, Minuto Saudável, Diabetes.org